Pelo o que se sabe, parece existir alguma relação estreita entre o hábito de praticar atividade física e consumir uma quantidade elevada de bebida alcoólica. Isso parece não fazer muito sentido, mas através de estudos realizados e uma pesquisa feita com quase 40 mil norte-americanos, atendidos em uma clínica em Dallas, nos Estados Unidos, entre 1988 a 2019. Foi revelado que os de melhor condicionamento físico bebem mais que os sedentários, ou seja pessoas que se exercitam tendem a aumentar o consumo de álcool, indicou a pesquisa publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise.
Os resultados revelaram que as mulheres nas categorias de condicionamento físico moderado e alto tinham 58% mais chances de beber mais álcool (mais de nove doses semanais), em comparação com mulheres que praticam menos atividade física.
Também do mesmo modo, os homens mais dedicados aos exercícios físicos tiveram uma alta de 42% no consumo de bebidas alcoólicas, quando comparados com o grupo de baixo condicionamento físico.
Já os pacientes masculinos com alta aptidão física tinham 10% menos problemas relevantes com álcool, quando se comparava com homens que praticavam poucos exercícios. Para obter as informações alcançar os pesquisadores usaram um teste ergométrico, que visavam fatores como idade e Índice de Massa Corporal (IMC).
Muitos eventos esportivos mundo afora são patrocinados por marcas de de bebidas, isso se dá por existir uma associação entre o interesse das marcas e as provas esportivas. Na verdade essa associação entre esporte e álcool não é nova.
É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos pode ser considerado a uma vacina para todos os males – e para todos os bens. Ele é um poderoso aliado da saúde. Uma máquina que não foi feita para ser sedentária. Pelo o que sabemos nas cavernas, não tinha entrega de comida ou restaurante, era preciso sair para caçar.
(Foto destaque:Reprodução/Freepik)