Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, disse em uma entrevista neste domingo (18), “que a pandemia acabou”, embora os EUA continue enfrentando infecções por coronavírus que matam centenas de americanos diariamente.
“A pandemia acabou”, afirma Biden durante entrevista ao programa ‘60 Minutos’ da CBS, gravada a margem do salão do automóvel de Detroit, um evento que atraiu milhares de visitantes.
“Ainda temos um problema com a Covid-19. Ainda estamos trabalhando muito nisso. Mas a pandemia acabou. Se você notar, ninguém está usando máscaras. Todo mundo parece estar em muito boa forma. E então acho que está mudando.” relatou o presidente.
46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. (Foto/Reprodução/Twitter)
O número de vitimas da pandemia de Covid diminuiu consideravelmente desde que Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, quando mais de 3.000 pessoas por dia estavam morrendo, à medida que cuidados, medicamentos e vacinas se tornaram amplamente disponíveis.
Mas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, quase 400 americanos por dia continuam morrendo de Covid-19 nos Estados Unidos.
Biden passou mais de duas semanas isolado na Casa Branca após duas crises com a Covid, a partir de julho. Sua esposa Jill contraiu o vírus em Agosto. Bidem disse que os casos leves são uma prova das melhorias no atendimento durante seu mandato.
Joe Biden pediu ao Congresso mais de US$ 22,4 bilhões em financiamento para manter seus programas de testagem e vacinação para um potencial aumento de casos da doença.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, garantiu que o mundo “nunca esteve tão perto do fim da pandemia”, depois de registrar a taxa mais baixa de mortos no mundo desde o início da pandemia. Com mais de um milhão de mortos, os Estados Unidos acumulam a pior taxa de mortalidade registrada da crise sanitária por Covid-19, iniciada em março de 2020. Atualmente, 67,7% da população estão vacinadas contra a doença, dentre os quais 48,6% também tomou alguma dose de reforço do imunizante.
Foto Destaque: Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Reprodução/Twitter.