“Relâmpagos e raios”: Não devemos tomar banho durante uma tempestade, segundo a ciência

Bianca Aristides Por Bianca Aristides
5 min de leitura

Chuvas, trovoadas e tempestades: a mudança de tempo chega e o sinal do perigo já é ativado! O medo de queimar os aparelhos é inevitável e, automaticamente, a primeira coisa a se fazer é desligar e desconectar de todas as tomadas durante os raios e relâmpagos. Porém, os cientistas alertam que existe mais um perigo que é: tomar banho durante as tempestades! 

“É melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, ao ouvir o som distante de um trovão, por vezes, eles estão a 16 quilômetros de você. E, ignorar esse som pode causar sérios danos e levar até à morte, desta forma, é ressaltado a importância de não tomar banho durante uma tempestade, pelo fato de os raios viajarem através dos canos. 


Não devemos lavar a mão e lavar a louça durante as tempestadas. (Foto: Reprodução/Pexels)


“O risco de um raio passar por canos pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com canos e água corrente durante uma tempestade para reduzir o risco de ser atingido por um raio”, acrescenta o CDC.

Conheça os perigos da tempestade:


Perigo de tomar banho durante uma tempestade. (Foto: Reprodução/Pexels)


Os especialistas em Meteorologia alertam para outros perigos como: janelas, portas e varandas! É essencial ficar longe: “NÃO se deite ou se incline em pisos de concreto”, diz a agência. Além disso, não usar nada conectado na tomada, durante as tempestades é recomendado: “Fique longe de telefones com fio. Telefones celulares e telefones sem fio são seguros… se não estiverem conectados a uma tomada por meio de um carregador.” 

O relâmpago é considerado mortal e de acordo com o CDC, um acerto direto na maioria das vezes é fatal. Levando a lesões graves como traumatismo contundente, lesões na pele e queimaduras, cerebrais, musculares e oculares. Assim o relâmpago pode machucar e ferir de várias maneiras um indivíduo. A corrente é tão poderosa que pode viajar ao longo do solo e “ricochetear” uma pessoa ou um objeto que esteja presente no local. 

O serviço meteorológico dá algumas dicas para calcular a distância entre você e o raio, por exemplo, “Conte o número de segundos entre o relâmpago e o som do trovão, e depois dívida por 5″, cada cinco segundos é igual a 1,6 quilômetros, 15 segundos é igual a quase 5 km, e zero segundos significa muito perto, explica o serviço. 


Rua com tempestade. (Foto: Reprodução/Pexels)


Segundo os dados do CDC, a maioria dos acidentes e mortes acontecem quando as pessoas estão do lado de fora de suas casas e desprotegidas, principalmente, à noite contabilizando por ano cerca de 180 pessoas feridas e 10% dos indivíduos mortos. Sendo assim é fundamental se proteger e procurar um lugar seguro.

Outra dica é se você for atingido do lado de fora, “NÃO caia no chão. O raio causa correntes elétricas ao longo da superfície do solo que podem ser mortais a mais de 30 metros de distância. Vá para um lugar seguro”, diz o CDC.

“Evite qualquer coisa que aumente o risco de ser atingido por um raio, como estar perto ou sob árvores altas. Se não houver abrigos seguros à vista, coloque-se em uma posição semelhante a uma bola: junte os pés, agache sua cabeça entre os joelhos e cubra os ouvidos. Mas lembre-se que este é o último recurso. Encontre um porto seguro primeiro.”

Foto destaque: Trovoadas e relâmpagos. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile