Saiba como identificar as lesões da varíola dos macacos

2 min de leitura

O surgimento de lesões na pele é um relevante sintoma para o diagnóstico da varíola dos macacos, mas temos visto as mais variadas manifestações da doença. Alguns dos diagnosticados apresentam feridas por todo o corpo, enquanto outros aparecem com uma única lesão. Por isso tem sido difícil diferenciar e a monkeypox pode ser confundida com outros tipos de doenças.

Alguns registros recentes de casos confirmados de varíola dos macacos as lesões surgem apenas no orgão genital. Enquanto em registros mais antigos as feridas apareciam por outras partes do corpo. Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde) 95% das infecções ocorreram durante o contato sexual. A OMS também alertou que a disseminação da doença se dá principalmente em homens que fazem sexo com outros homens. A Organização afirma que 90% dos casos confirmados são nessa população.


Teste positivo de monkeypox(Foto: Reprodução/G1)


Segundo Tedros Adhanom, diretor-geral da organização, a discriminação pode ser mais perigosa que qualquer doença e por isso existe um receio que esse cenário cause um estigma a homens que se relacionam com outros homens.

Ao notar o surgimento de alguma ferida deve-se evitar contato próximo com outras pessoas e procurar um serviço de saúde, indicam os especialistas. Segundo Egon Daxbacher, médico dermatologista e coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas e Parasitárias da Sociedade Brasileira de  Dermatologia (SBD) quanto mais concentradas estiverem as lesões, maior a chance de confundir com outras condições clínicas. como por exemplo, a herpes, infecção que atinge principalmente os lábios e as genitálias. Sífilis e catapora também podem ter feridas confundidas com as da monkeypox e a pessoa inclusive pode ter essas doenças juntas, por isso mesmo que seja diagnosticada com sífilis não deve-se descartar a possibilidade de estar com varíola dos macacos.

Por isso é importante observar o desenvolvimento de outros sintomas. Como por exemplo, ínguas, febre e mal-star.

Foto destaque: Lesões da varíola dos macacos: Foto reprodução: Correio Braziliense

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile