Saiba qual é a diferença entre Alergia, Espinha e Varíola do Macacos

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

Algumas doenças ou condições de saúde são diagnosticadas por conta de lesões na pele. Principalmente quando se trata de Varíola dos Macacos, onde costuma ser identificada com facilidade por conta desse fator. 

Além disso, essa onda crescente de números de casos de Varíola do Macaco tem deixado a população em alerta para os sintomas de pele que podem aparecer. Algumas pessoas desabafam em seus perfis nas redes sociais a preocupação de não saber se devem procurar um médico quando aparecem irritações na pele. Surge o questionamento se é Alergia, Espinha ou realmente Varíola do macaco.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Dos mesmos criadores de &quot;rinite, sinusite, h3n2 ou Covid?&quot;, veio aí o &quot;hematoma, espinha, alergia ou varíola dos macacos?&quot;</p>&mdash; mente vazia oficina da ansiedade (@_zizabel) <a href=”https://twitter.com/_zizabel/status/1555404858865369088?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 5, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Pessoas estão expressando suas dúvidas no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)


Contudo, não é somente a presença de lesões na pele que define a presença da Varíola dos Macacos. Essa doença envolve outros sintomas antes mesmo de surgirem as bolhas que você pode descartar se está ou não com o vírus. São eles:

• Febre;
• Dores no corpo;
• Dor de cabeça;
• Calafrio;
• Fraqueza.

É preciso prestar atenção no que especialistas dizem. De acordo com o médico dermatologista Erasmo Tokarski, alergias não 
iniciam com bolhas. 

“As alergias cutâneas começam deixando a pele avermelhada, causando coceira e, depois, evoluem para bolhas pequenas, que costumam ser transparentes. Já na varíola dos macacos, as lesões também coçam, mas evoluem para bolhas grandes em pouco tempo”, afirma. 


Colagem para mostrar a diferença entre Espinhas e Alergia (Foto: Reprodução/Depositphotos e Bigstock)


Já em relação às espinhas, as lesões de pele causadas pela Varíola dos Macacos não costumam aparecer em locais tradicionais onde elas se fazem presentes. Surgem na realidade nas mãos, pés, antebraços e genitais. 

A principal forma de transmissão do vírus acontece por contato direto, ou seja, contato de pele ou secreções. Ademais, exposições próximas e prolongadas com gotículas e outras secreções respiratórias. 

Para previnir a contaminação, especialistas recomendam evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar bem as mãos com água e sabão e o uso de máscara cobrindo nariz e boca é recomendado. 

 

Foto Destaque: Reprodução/WebDiario

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile