Fazer escolhas saudáveis na hora de montar o prato é um desafio para algumas pessoas. Aprender a definir a porção ideal de casa alimento, a distribuição de nutrientes e construir um prato saudável é muito importante para melhorar a alimentação e a saúde.
Um prato equilibrado é quele que contêm tudo o que o nosso corpo precisa para continuar funcionando: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Alimentos como arroz e macarrão integrais, muitas verduras e folhas verde-escuras são uma ótima aposta para um prato equilibrado. Adicionar leguminosas (grãos), como feijão, ervilha, soja, e incluir alimentos como peixes, tofu, cogumelos, barata, mandioca, abobora e abobrinha também são boas escolhas.
Montar o prato saudável consiste em 25% de carboidratos (arroz, batata, mandioquinha, massas em geral, milho, macarrão), 25% de proteínas (carne magra, ovos, frango, peixe) e 50% variados em vitaminas e minerais como hortaliças, legumes e frutas.
O carboidrato é responsável por gerar energia para o organismo, e de preferência é sempre bom escolher os alimentos integrais. A proteína é responsável pela formação dos ossos, músculos, cabelos, hormônios. Elas são divididas em animal (ovos e carnes) e vegetal (todos os tipos de feijões, lentilha, grão de bico, soja, entre outros. E por fim as hortaliças e legumes que contém um auto teor de fibras, vitaminas e minerais que ajudam na saciedade e garantem a saúde do organismo.
Ainda tem os alimentos que se deve evitar se quiser ter uma alimentação mais saudável como frituras em geral, açúcar refinado, refrigerantes, excesso de glúten, café com açúcar, chocolates comuns, pipoca de micro-ondas, entre muitos outros.
Foto em destaque: Imagem de SockSnap (Reprodução/Pixabay)