Segurar Espirro pode causar um AVC? Saiba tudo sobre esse questionamento:

3 min de leitura

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma questão de saúde pública perigosa para muitas pessoas ao redor do mundo. Ele pode surgir a partir de uma obstrução de vasos sanguíneos, sendo definido como acidente vascular isquêmico, ou pode ocorrer seguinte de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, apontam que no Brasil, a cada cinco minutos, uma pessoa morre após ter um AVC. Além disso, de acordo com o Portal da transparência da Arpen Brasil (Associação de Registradores de Pessoas Naturais), 105.755 pessoas morreram decorrentes desse problema em 2021. 


Representação de onde o AVC pode atingir o cérebro (Foto: Reprodução/Universo Ateneu)


O fato curioso discutido por neurocirurgiões é de que a ação de prender o espirro é prejudicial à saúde e pode até mesmo provocar um AVC. Espirrar é uma defesa que o organismo exerce para expulsar qualquer invasor que esteja comprometendo as vias nasais. Ou seja, quando uma pessoa inala fumaça, pó, ou até vírus ou bactérias, será expelido através do espirro. 

“A principal intenção do espirro é a de eliminar secreções e agentes agressores ao corpo. Quando seguramos um espirro, toda a pressão gerada por esse fluxo de ar de alta velocidade que deveria ser expelido é travada e internalizada no corpo, aumentando a pressão intracraniana”, afirma o médico Victor Hugo Espíndola.


Mulher indo espirrar e tampando corretamente  usando seu braço (Foto: Reprodução/Shutterstock)


Quando essa pressão intracraniana aumenta é quando o risco aparece. Se a pessoa possuir alguma veia ou artéria mais frágil, um aneurisma ou uma má formação vascular, segurar o espirro pode ser extremamente prejudicial. Mesmo que, o rompimento desses vasos é uma situação rara, ainda pode acontecer. Portanto, o melhor a se fazer é deixar fluir naturalmente e sempre cobrir o nariz e a boca para não atingir outras pessoas.

Existem alguns fatores de risco que podem ocasionar o AVC como hipertensão, diabetes, doenças no sangue, doenças cardiovasculares, entre outros. Contudo, o tabagismo, consumo elevado de álcool e drogas, sedentarismo e questões que prejudicam a saúde são outros riscos que podem ser evitados.

 

Foto Destaque: Reprodução/BBC

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile