A trombose venosa profunda (TVP) é causada pela formação de coágulos de sangue os chamados trombos no interior das veias profundas. Na grande maioria das vezes o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, instalando se também nas coxas, e raramente nos membros superiores.
Apesar de ser uma doença grave, muitas pessoas desconhecem as principais causas, sintomas e maneiras de prevenção. Uma em cada quatro pessoas no mundo morre por condições causadas por trombose, segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Homostasia.
Foto: Moça com dor nas suas pernas. Reprodução/ freepik.com
A trombose nas veias ocorre por causa da falta de movimentação dos membros inferiores por períodos prolongados, circunstância que pode ocorrer em pessoas que estão internadas ou se recuperando de cirurgias, durante viagens longas e até mesmo no ambiente de trabalho.
Também pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, fratura, ou uso de certos medicamentos, obesidade e doenças hereditárias.
O grupo mais propenso para adquirir esta doença são pessoas sedentárias, obesas, tabagistas e mulheres que tomam anticoncepcionais.
Os sintomas surgem repentinamente entre eles estão, edema, dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.
As principais opções de tratamento para trombose venosa profunda incluem:
O uso de anticoagulantes, como a heparina ou a varfarina, geralmente é indicado porque diminuem a capacidade do sangue coagular, permitindo que o coágulo seja desfeito pelo corpo e evitando que se formem outros. Medicamentos trombolíticos, estes são injetáveis e geralmente indicados em casos mais graves de trombose e em pessoas mais jovens. E em casos mais graves quando não e possível diluir o coagulo e realizada cirurgia.
Especialistas alertam que embora não seja possível evitar alguns fatores de risco, é possível prevenir a trombose adotando algumas medidas como manter o peso dentro dos limites saudáveis, não fumar, restringir o uso de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.
FOTO DESTAQUE: medicaçao para trombose. REPRODUÇÃO/ freepik.com