Veja hábitos que ajudam a manter a pressão arterial estável

Rafaela de Oliveira Por Rafaela de Oliveira
3 min de leitura

Grande parte da população brasileira sofre com o problema de hipertensão arterial (ou pressão alta), sendo em sua maioria homens e pessoas com idade mais avançada. Com isso, a busca para evitar esse risco e para controlar a condição de saúde aumenta cada vez mais.

Apesar de muitas pessoas sofrerem com a pressão alta, o Ministério da Saúde afirma que a doença só é diagnosticada quando os picos de pressão se tornam comuns na vida do  paciente. Assim, pacientes com a taxa igual ou maior que 130 milímetros de mercúrio (mmHg) por 80 mmHg, chamado popularmente de 13 por 8, são consideradas hipertensas. A partir dessa definição, 25% dos brasileiros são hipertensos, o que representa aproximadamente 40 milhões de pessoas.


O controle do consumo de sal é uma das maneiras de manter estável a pressão arterial. (Foto: Reprodução/Mundo Negro)


A hipertensão arterial interfere de forma negativa na circulação, devido à fragilização dos vasos sanguíneos, e, assim, impede a oxigenação correta dos órgãos. Entretanto, mudanças nos hábitos cotidianos podem evitar tudo isso e possíveis complicações futuras resultantes desse mal. Entre os diferentes agravos à saúde que a pressão alta pode causar no ser humano têm-se acidente vascular cerebral (AVC), infarto e insuficiência renal.

Entre os possíveis hábitos é indicado que o paciente realize meditação; tenha uma dieta rica em vegetais e legumes, bem como o controle de consumo do sal; realize atividades físicas; tenha uma rotina saudável de sono, controlando os horários para dormir; e evite o tabagismo. 


A prática de meditar reduz o estresse e o nervosismo que promovem o aumento da pressão arterial. (Foto: Reprodução/Uol)


“A parte não-medicamentosa, ou seja, os costumes do dia a dia são muito importantes para tratar a hipertensão. Caso a pessoa já tenha uma boa saúde e mesmo assim apresente a doença, provavelmente há um fator genético e o uso de medicamentos se faz necessário”, explica o cardiologista Carlos Rassi, do Hospital Sírio Libanês, sobre métodos para regulação da pressão alta.

Sendo assim, é possível dizer que a pressão alta pode ser facilmente controlada quando são seguidas orientações médicas, evitando os vários prejuízos à saúde que esse mal silencioso pode causar. Por isso, o recomendado é consultar um especialista para entender o grau de hipertensão que se trata e, se necessário, manter o controle com medicamentos sob prescrição médica.

Foto Destaque: Os hábitos rotineiros podem influenciar diretamente o aumento da pressão arterial. Reprodução/Drauzio Varella

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile