Vírus da poliomielite é detectado no esgoto de Londres

Felipe Yamauchi Por Felipe Yamauchi
4 min de leitura

Recentemente, foram detectadas pequenas amostras do vírus da Poliomielite, circulando pelo esgoto de Londres. Segundo autoridades de saúde local, essa doença era muito comum na década de 1950, mas já era considerada erradicada lá desde 2003. A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, afirmou que possivelmente este vírus tenha chegado por meio de uma pessoa que se vacinou recentemente com a forma viva do vírus em outro país.

Para a epidemiologista e consultora da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA), Vanessa Saliba, o risco de transmissão é baixo entre a população, contudo os pais devem vacinar completamente as crianças: “A maior parte da população já está protegida, porque tomou a vacina quando era criança, mas ainda há comunidades que a cobertura de vacina não é alta e temos que dar atenção para eles”, afirmou a médica.

A análise foi feita durante quatro meses e acabou encontrando amostras coletadas desse vírus no esgoto da região de Beckton, que atende toda a parte Norte e Leste do país. Para os cientistas, a pessoa infectada com o vírus, estava com alguns vestígios dele no intestino. Essa amostra poderá sofrer algumas mudanças.

Até agora nenhum caso de poliomielite foi detectado e nenhum dos graves sintomas foram relatados, por isso o ministro da Saúde, Sajid Javid, disse: “Por enquanto não estou tão preocupado com a detecção da pólio, até porque nós temos uma alta taxa na cobertura dessa vacina e não temos nenhum registro de casos desde 2003”, em entrevista com a equipe da BBC.


 Criança com paralisia no pós-poliomielite .(Foto: Reprodução/minha vida Saúde).


Transmissão e sintomas da doença

A infecção pelo vírus, acontece quando uma pessoa não lava direito suas mãos após usar o banheiro e em seguida encosta em alimentos que serão consumidos por outros. Muitas vezes, os infectados não têm nenhum sintoma e quando têm, eles são muito parecidos com uma gripe. Para o tratamento é necessária a hospitalização dos doentes e vale ressaltar que a única forma de prevenção é a vacina contra a poliomelite. Os sintomas mais comuns são: fadiga, febre, fraqueza e tremor nos músculos, em casos raros pode acontecer uma paralisia, que pode ser fatal.

No Brasil, todas as crianças com idade inferior aos cinco anos precisam ser vacinadas. O esquema de vacinação começa já com uma vacina de agulha aos 2, 4 e 6 meses após o nascimento e depois desses períodos, mais duas doses da vacina de gotinha são aplicadas. Aqui, a poliomielite é considerada erradicada desde 1994, mas segundo a Organização Pan-Americana (OPAS), Brasil, Equador, Haiti, Venezuela e outros países sofrem com o risco de voltarem a ter uma transmissão do vírus.

Foto Destaque: Criança tomando vacina da gotinha contra Poliomielite. Reprodução/ Secretaria de Saúde do Ceará.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile