Doença aviária causa estado de emergência no Rio Grande do Sul

Laura Galdino Por Laura Galdino
3 min de leitura
Foto destaque: Granja de frangos (Reprodução/Leo Drumond/Ed. Globo)

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (19) pelo Ministério da Agricultura declara estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul. Essa decisão veio após encontrarem um foco de uma doença aviária conhecida como doença de Newcastle (DNC) em um aviário na cidade de Anta Gorda. 

Emergência zoossanitária é considerado um alto nível de alerta quando se tratam de questões sanitárias, uma vez que inclui uma vigilância epidemiológica visando maior celeridade possível em erradicar o foco da doença com procedimentos estabelecidos no Plano de Contingência para Influenza aviária e doença de Newcastle.

Doença de Newscastle (DNC)

É uma patologia extremamente contagiosa e infecta aves domésticas e selvagens com sistemas respiratórios, seguidos de manifestações no sistema neurológico, diarreia e edema na cabeça dos animais acometidos. 

O problema é que o vírus pode ser transmitido pelo ar das aves infectadas ou pelo contato com superfícies contaminadas. E, no cenário de aviários destinados a frigoríficos, a situação pode ser ainda pior devido à proximidade dos animais e a quantidade de aves por metro quadrado.


Governo confirma caso de doença de Newcastle em granja no Rio Grande do Sul
Doença de Newcastle é confirmada no Rio Grande do Sul. (Vídeo: reprodução/Youtube/Joven Pan News)

Impactos na indústria

Com a confirmação de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento gaúcho, as exportações de frango em âmbito nacional devem passar por alguns impedimentos temporários e/ou parciais, segundo fontes ao jornal Estadão. 

Em casos necessários, os países que adotam suspensões temporárias também tendem a embargar as demais produções de frango do estado em que se foi constatada a DNC, no caso, o Rio Grande do Sul, até se obterem mais informações à respeito da doença. 

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior exportador de frangos do Brasil, ou seja, os aviários são importantes para a economia municipal e nacional.

Plano de contingência

As informações da pasta explicam que entre as ações previstas incluem o sacrifício ou  abate de todas as aves que estavam no local onde o foco foi confirmada, bem como a limpeza e desinfecção do local, aderência de medidas de biossegurança e a vigilância para todas as propriedades em um raio de 10km. 

Em nota, o Ministério reiterou que embora tenha sido confirmado o foco da DNC, o consumo de carne de frango e até mesmo os ovos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO), estão seguros ao consumo pela população, inclusive as do município de Anta Gorda.

Seguir
Redatora do site In Magazine (Ig);
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile