Estudos indicam que a redução de calorias pode promover longevidade

Thalita Gombio
3 min de leitura
Alimentação saudável rica em proteínas
Foto destaque: Alimentação balanceada com baixa ingestão calórica (Reprodução/@birchphotographer/Unsplash)

Pesquisadores da Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano da Penn State observaram, por meio de um estudo, algumas características em dietas realizadas com dois grupos diferentes de pessoas e identificaram o retardamento do envelhecimento, naquele com menos ingestão calórica.

O estudo foi publicado na revista científica Anging Cell e os primeiros testes foram feitos em animais. Com a análise de dados coletados durante dois anos, mudanças foram detectadas no telômeros – que tem a função de proteger o material genético dos cromossomos – a partir do consumo restrito de calorias.

Com o replicamento das células que acontece ao longo dos anos, os telômeros vão perdendo tamanho e esgotando, resultando no processo de envelhecimento, entretanto, alguns fatores como doenças, genética e a própria dieta tem influência direta na replicação destas células.


representação dos telômeros e a base estrutural do DNA
Telomêros e a estrutura do DNA (Foto: reprodução/ Longevidade saudável)

Análise realizada com humanos

Para a pesquisa em humanos, foram coletadas amostras de medição dos telômeros de 175 participantes, sendo mulheres antes da menopausa e homens não obesos com idades entre 21 e 50 anos, todos saudáveis.

A divisão foi feita da seguinte forma: dois terços dos participantes reduziram em 25% a ingestão calórica e receberam três refeições diárias e três planos alimentares durante 27 dias para ir adaptando a quantidade necessária de nutrientes necessários, enquanto um terço permaneceu com a dieta inalterada. Ambos os grupos fizeram pelo menos uma avaliação para acompanhamento no período da pesquisa.

Resultado após estudos

A princípio, os resultados obtidos na pesquisa revelaram o rápido encurtamento dos telômeros no primeiro ano com o grupo que reduziu as calorias em comparação ao grupo que manteve o controle. Já no segundo ano, após a estabilização de peso do grupo com redução calórica, foi possível identificar o retardamento dos telômeros, em relação ao grupo que não alterou a dieta.

O professor e líder da pesquisa, Idan Shalev, concluiu que embora os resultados tenham evoluído em dois anos, não foram efetivamente observados por um período de tempo maior para firmar a hipótese dos impactos causados pela redução calórica: “Esta pesquisa mostra a complexidade de como a restrição calórica afeta a perda de telômeros”. “Nós levantamos a hipótese de que a perda de telômeros seria mais lenta entre pessoas com restrição calórica. Em vez disso, descobrimos que as pessoas com restrição calórica perderam os telômeros mais rapidamente no início e depois mais lentamente depois que seu peso se estabilizou”.

O tema, que permanece sendo estudado, pode explicar a relação da redução calórica com a longevidade humana, como afirma o Dr. Waylon Hastings, autor da pesquisa com doutorado em saúde bio comportamental.

  • Xuxa revela diagnóstico de alopecia e realiza transplante capilar para recuperar fios

    A apresentadora Xuxa Meneghel, figura emblemática da televisão brasileira, revelou recentemente que foi diagnosticada com alopecia androgenética, uma forma de calvície. A doença, que afeta a saúde capilar e causa a queda dos fios, levou a apresentadora a tomar uma decisão importante: recorrer a um transplante capilar. O tratamento visa restaurar os fios nas áreas…

  • Linkin Park confirma três shows no Brasil

    Os fãs de Linkin Park têm motivos para comemorar nesta sexta-feira. A Live Nation confirmou na última quinta-feira (27) três apresentações da banda no Brasil. Os shows estão marcados para novembro e acontecerão nas seguintes cidades brasileiras: Curitiba (5/11), São Paulo (8/11) e Brasília (11/11). Os shows Os locais das apresentações já estão confirmados. O…

  • Dorival Júnior sob pressão: CBF define destino do técnico

    O destino de Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira será definido nesta sexta-feira (28), em uma reunião com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. O técnico enfrenta forte pressão após a goleada histórica por 4 a 1 para a Argentina, a pior derrota do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo. O desempenho da equipe…

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile