Estudos indicam que a redução de calorias pode promover longevidade

Thalita Gombio Por Thalita Gombio
3 min de leitura
Foto destaque: Alimentação balanceada com baixa ingestão calórica (Reprodução/@birchphotographer/Unsplash)

Pesquisadores da Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano da Penn State observaram, por meio de um estudo, algumas características em dietas realizadas com dois grupos diferentes de pessoas e identificaram o retardamento do envelhecimento, naquele com menos ingestão calórica.

O estudo foi publicado na revista científica Anging Cell e os primeiros testes foram feitos em animais. Com a análise de dados coletados durante dois anos, mudanças foram detectadas no telômeros – que tem a função de proteger o material genético dos cromossomos – a partir do consumo restrito de calorias.

Com o replicamento das células que acontece ao longo dos anos, os telômeros vão perdendo tamanho e esgotando, resultando no processo de envelhecimento, entretanto, alguns fatores como doenças, genética e a própria dieta tem influência direta na replicação destas células.


representação dos telômeros e a base estrutural do DNA
Telomêros e a estrutura do DNA (Foto: reprodução/ Longevidade saudável)

Análise realizada com humanos

Para a pesquisa em humanos, foram coletadas amostras de medição dos telômeros de 175 participantes, sendo mulheres antes da menopausa e homens não obesos com idades entre 21 e 50 anos, todos saudáveis.

A divisão foi feita da seguinte forma: dois terços dos participantes reduziram em 25% a ingestão calórica e receberam três refeições diárias e três planos alimentares durante 27 dias para ir adaptando a quantidade necessária de nutrientes necessários, enquanto um terço permaneceu com a dieta inalterada. Ambos os grupos fizeram pelo menos uma avaliação para acompanhamento no período da pesquisa.

Resultado após estudos

A princípio, os resultados obtidos na pesquisa revelaram o rápido encurtamento dos telômeros no primeiro ano com o grupo que reduziu as calorias em comparação ao grupo que manteve o controle. Já no segundo ano, após a estabilização de peso do grupo com redução calórica, foi possível identificar o retardamento dos telômeros, em relação ao grupo que não alterou a dieta.

O professor e líder da pesquisa, Idan Shalev, concluiu que embora os resultados tenham evoluído em dois anos, não foram efetivamente observados por um período de tempo maior para firmar a hipótese dos impactos causados pela redução calórica: “Esta pesquisa mostra a complexidade de como a restrição calórica afeta a perda de telômeros”. “Nós levantamos a hipótese de que a perda de telômeros seria mais lenta entre pessoas com restrição calórica. Em vez disso, descobrimos que as pessoas com restrição calórica perderam os telômeros mais rapidamente no início e depois mais lentamente depois que seu peso se estabilizou”.

O tema, que permanece sendo estudado, pode explicar a relação da redução calórica com a longevidade humana, como afirma o Dr. Waylon Hastings, autor da pesquisa com doutorado em saúde bio comportamental.

Alimentação saudável rica em proteínas
  • Eduardo Paes anuncia que Réveillon 2025 no Rio terá Anitta, Ivete Sangalo e mais artistas

    Eduardo Paes anuncia que Réveillon 2025 no Rio terá Anitta, Ivete Sangalo e mais artistas

    O prefeito Eduardo Paes deu uma pausa em suas férias de uma semana após ser reeleito, para anunciar através de suas redes sociais nesta quarta-feira (16) que a festa de Réveillon 2025 da cidade do Rio de Janeiro, terá shows das cantoras, Anitta, Ivete Sangalo, e também de Maria Bethania e Caetano Veloso.ConteúdoO anúncio nas redesSobre…

  • Igor Jesus realiza sonho de jogar pela seleção em frente ao torcedor

    Igor Jesus realiza sonho de jogar pela seleção em frente ao torcedor

    A trajetória de Igor Jesus na Seleção Brasileira foi marcada por uma ascensão rápida. Após estrear com gol, o atacante vive a expectativa de conquistar seu espaço no time nacional. Ídolo da torcida do Botafogo, Igor agora vislumbra novos desafios, buscando aproveitar cada oportunidade para firmar seu nome entre os convocados de Dorival Júnior.ConteúdoVolta ao…

  • Selena Gomez aborda temas sobre saúde mental em palestra

    Selena Gomez aborda temas sobre saúde mental em palestra

    Selena Gomez revelou em uma palestra recente que não dorme em seu próprio quarto devido às lembranças dolorosas associadas a ele. O ambiente a remete a um período de sua vida em que enfrentou sérios problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, o que a fazia passar longos períodos na cama, sem conseguir se…

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile