Quais são os principais sintomas e formas de transmissão do vírus mpox

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Foto Destaque: frasco com identificação do vírus mpox (Reprodução/ Jackyenjoyphotography/Getty Images Embed)

Desde a semana passada, o vírus mpox tem tido muita repercussão, isso ocorre por causa que a Organização Mundial do Saúde (OMS) classificou o vírus como uma emergência sanitária global.

Antes de sabermos que a mpox podia ser transmitida por roedores e outros animais, a doença tinha recebido o nome de “varíola dos macacos” em 1958, quando o vírus foi registrado pela primeira vez em uma colônia de macacos.

Esta doença tem origem no vírus MPXV. Ele é da família dos Orthopoxvirus, e é considerado um dos vírus de DNA mais resistentes que a ciência conseguiu identificar.

Os vírus de DNA são perigosos e podem evoluir de maneira rápida para evitar a sua detecção. Além disso, diferente da Covid-19, a mpox é um vírus maior e que tem uma maior dificuldade de se espalhar para longas distancias.


Um profissional de saúde coletando uma amostra em um centro de tratamento de mpox no Congo (Foto: reprodução/Guerchom Ndebo/AFP/Getty Images Embed)


Formas de transmissão da mpox

A doença pode ser transmitida através de contato com pessoas ou animais. No caso de transmissão entre pessoas, ela ocorre através de contato próximo, lesões na pele, também pode ser transmitido por gotículas respiratórias, que seria espirro, tosse dentre outras formas.

No caso de transmissão entre animais e pessoas, ela acontece por conta de arranhões, mordidas e consumo de carne.

Em caso de infecção, a intubação se necessário pode durar de 5 a 21 dias. O vírus pode se espalhar no sistema linfático ou na corrente sanguínea. Quando está presente no organismo a doença causa infecção no fígado, sistema digestório, cérebro e na pele, é isso inclusive que causa as erupções cutâneas.

Os principais sintomas do mpox

Um fato importante de destacar sobre o mpox, é que está doença é da família dos vírus de DNA, e é o mais forte desse grupo.

Como o DNA funciona como uma espécie de livro de instruções, ela acaba dando ordens para o vírus entrar nas células e causar infecções.

Dentre os sentimos desse vírus estão dores de cabeça, dores no corpo, dores nas costas, calafrios e erupções cutâneas. A doença também pode causar febre e cansaço.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile