Artur marca o gol mais rápido desta Libertadores e deixa Botafogo em vantagem

Nesta quinta-feira (14), o Botafogo recebeu a LDU no estádio Nilton Santos para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. A noite foi marcada pelo clima intenso nas arquibancadas, com a torcida alvinegra promovendo uma grande festa e exibindo mais um belo mosaico. Dentro de campo, a equipe carioca fez sua parte, […]

15 ago, 2025
Foto destaque: Artur comemora seu gol diante da LDU (reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)
Foto destaque: Artur comemora seu gol diante da LDU (reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)
Atacante alvinegro comemora gol

Nesta quinta-feira (14), o Botafogo recebeu a LDU no estádio Nilton Santos para o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. A noite foi marcada pelo clima intenso nas arquibancadas, com a torcida alvinegra promovendo uma grande festa e exibindo mais um belo mosaico. Dentro de campo, a equipe carioca fez sua parte, construiu uma vantagem importante e agora segue para o confronto no Equador podendo garantir a classificação com apenas um empate.

O jogo 

No primeiro tempo, o Botafogo começou em ritmo acelerado e abriu o placar logo aos 14 segundos, quando Alex Telles cruzou com precisão para Artur finalizar de primeira, marcando o gol mais rápido desta edição da Libertadores. A LDU reagiu aos 12 minutos, em belo voleio de Fernando Cornejo defendido por John, e quase empatou na sequência com Carlos Gruezo, bloqueado pela defesa. Aos 27, Bryan Ramírez foi travado por Vitinho após jogada perigosa. O Glorioso teve nova chance com cabeçada de Artur, defendida por Gonzalo Valle. Os visitantes pressionaram até o fim da segunda etapa, e quase igualaram nos minutos finais, primeiro com Villamíl, que parou em corte de Vitinho, e depois com Medina, que cabeceou para fora.


Artur marca o gol mais rápido desta Libertadores e deixa Botafogo em vantagem
Artur marcou seu segundo gol na competição (Foto: reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)

Na etapa final, a LDU manteve a posse de bola e tentou pressionar em busca do empate, mas sem grandes ameaças ao gol alvinegro. Aos 24 minutos, Bryan Ramírez cruzou para Medina, que cabeceou para fora. O Botafogo respondeu em seguida com Matheus Martins, que conduziu rápido contra-ataque, mas finalizou em cima da defesa. Aos 33, Arthur Cabral girou sobre a marcação e chutou para defesa tranquila de Gonzalo Valle. Já nos minutos finais, Joaquin Corrêa tentou de primeira, mas parou no goleiro da equipe equatoriana.

Destaques alvinegros 

O Botafogo teve um noite pouco inspirada, com muitos erros de passe e poucas chances claras criadas durante os 90 minutos, o que gerou irritação por parte da torcida. Apesar disso, a partida marcou o retorno do goleiro John ao time titular. Após dias conturbados, por conta das negociações com o West Ham, da Inglaterra, o atleta voltou ao time titular após dois jogos afastado. 


Artur marca o gol mais rápido desta Libertadores e deixa Botafogo em vantagem
Vitinho foi o melhor em campo do lado Alvinegro (Foto: reprodução/Vitor Silva/Botafogo/Flickr)

Entre os jogadores de linha, Barboza e Vitinho foram os grandes destaques. O zagueiro argentino voltou a comandar a defesa com autoridade e, após a saída precoce de David Ricardo, lesionado ainda no primeiro tempo, sua segurança foi decisiva para a vitória alvinegra. Já o lateral-direito teve atuação impecável: um corte providencial dentro da área, e uma bola tirada em cima da linha marcaram a noite de Vitinho. A partida de volta será no próximo dia 21, em Quito, no Equador.

Mais notícias