Botafogo se classifica para a Copa do Brasil depois de alterações no regulamento feitas pela CBF
A CBF anunciou na manhã desta quarta-feira (1º), em evento realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro, uma mudança no sistema de acesso à Copa do Brasil. A partir de agora, todos os 20 clubes que disputam a Série A entrarão diretamente na quinta fase do torneio, etapa anterior às oitavas de final. […]
A CBF anunciou na manhã desta quarta-feira (1º), em evento realizado na sede da entidade no Rio de Janeiro, uma mudança no sistema de acesso à Copa do Brasil. A partir de agora, todos os 20 clubes que disputam a Série A entrarão diretamente na quinta fase do torneio, etapa anterior às oitavas de final.
Com essa alteração no regulamento, o Botafogo já tem presença assegurada na próxima edição da competição. O novo modelo garante vaga automática a todas as equipes da elite do futebol brasileiro, que passam a iniciar sua trajetória justamente na fase que antecede o mata-mata das oitavas.
Alívio para o Alvinegro
A única possibilidade do Botafogo ficar de fora da Copa do Brasil seria em caso de queda para a Série B. No momento, a equipe ocupa a quinta colocação do Brasileirão, somando 40 pontos.
No formato anterior, o clube não tinha vaga assegurada no torneio nacional. Pelo regulamento antigo, o Botafogo precisaria chegar às semifinais do Campeonato Carioca ou conquistar a Copa Rio para garantir presença, mas acabou encerrando o Estadual apenas na 9ª posição. Além disso, sob o comando de Davide Ancelotti, a equipe teria que encerrar o Brasileirão dentro da zona de classificação para a Libertadores entre os seis primeiros colocados.
Nesse contexto, a torcida demonstrava apreensão quanto à presença do time na Copa do Brasil de 2026, já que, até então, o Botafogo não tinha vaga confirmada em competições internacionais. Atualmente, após 26 rodadas do campeonato, o Alvinegro figura em quinto lugar, com 40 pontos.
Mudanças no calendário
A Copa do Brasil da próxima temporada será disputada entre 18 de fevereiro e 6 de dezembro e contará com um número maior de participantes: de 92 passou para 126 equipes. Até a quarta fase, os confrontos serão definidos em partida única. Já os clubes da Série A só entram na competição a partir da quinta fase, em duelos de ida e volta. A grande final será em jogo único, que também marcará o encerramento do calendário do futebol brasileiro.
Portanto, o Botafogo concentra suas atenções apenas na luta por uma classificação à Libertadores de 2026. Nesta quarta-feira, o Alvinegro enfrenta o Bahia, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, em duelo pelo Campeonato Brasileiro.
