Cruzeiro enfrenta o Fluminense podendo assumir a liderança do Brasileirão
O Cruzeiro encara o Fluminense nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, com a meta de seguir firme na disputa pelo topo do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time celeste busca encerrar um longo período sem triunfos sobre o Tricolor carioca no estádio. A última vitória da Raposa no Maracanã contra o Flu aconteceu há […]
O Cruzeiro encara o Fluminense nesta quinta-feira (17), às 19h30, no Maracanã, com a meta de seguir firme na disputa pelo topo do Campeonato Brasileiro. Além disso, o time celeste busca encerrar um longo período sem triunfos sobre o Tricolor carioca no estádio. A última vitória da Raposa no Maracanã contra o Flu aconteceu há 17 anos. Esse é o primeiro jogo do Flu após a eliminação para o Chelsea na semifinal da Copa do Mundo de Clubes.
Retrospecto das equipes
No retrospecto do Campeonato Brasileiro, o Fluminense leva uma ligeira vantagem sobre o Cruzeiro: foram 24 vitórias do Tricolor contra 20 da equipe mineira, além de 17 empates em 61 partidas disputadas na Série A.
A diferença também se reflete nos gols marcados: o time carioca anotou 83, enquanto o Cruzeiro fez 77. Esses números mostram um confronto geralmente equilibrado, sem longos períodos de domínio de um dos lados.
Ao analisar o desempenho como mandante e visitante, a rivalidade se mostra mais caseira pros dois lados. O Fluminense costuma se impor jogando em casa, enquanto o Cruzeiro é mais competitivo quando atua no Mineirão. A última vez que o Cruzeiro superou o Fluminense no Maracanã foi em 26 de julho de 2008. Desde então, os times se enfrentaram 11 vezes no estádio, com ampla vantagem para o Tricolor: foram oito vitórias do time carioca, incluindo os quatro confrontos mais recentes, além de três empates. Esses duelos aconteceram tanto pelo Campeonato Brasileiro quanto pela Copa do Brasil.
Momentos distintos
O Cruzeiro vive um grande momento na temporada: está invicto há 13 jogos, ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e conta com o principal goleador da competição, Kaio Jorge marcou 11 gols em 13 partidas. Na tabela, a Raposa soma 27 pontos, com uma campanha de oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas.
Do outro lado, o Fluminense retorna o foco ao Brasileirão após a participação no Mundial de Clubes, onde terminou em quarto lugar, sendo o melhor representante da América do Sul no torneio. Com 11 jogos disputados na competição nacional, o Tricolor está na sétima colocação, com 20 pontos conquistados.
