Cristiano Ronaldo Júnior, filho mais velho de Cristiano Ronaldo, já segue os passos do pai no futebol e, no futuro, terá uma decisão importante pela frente: qual seleção irá representar. Atualmente com 14 anos e jogando na base do Al-Nassr, na Arábia Saudita, ele tem cinco possibilidades para escolher quando se tornar profissional.
As seleções que ele pode defender são Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e Cabo Verde, cada uma por um motivo diferente, seja por nascimento, tempo de residência ou laços familiares.
Cristiano Ronaldo Júnior: laços com diferentes países
Cristiano Ronaldo Júnior nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente em San Diego, Califórnia, em 2010. O fato de ter nascido lá permite que, no futuro, ele possa defender a seleção norte-americana, mesmo sem nunca ter jogado profissionalmente no país.
Outra opção é a Espanha, onde ele morou por quase toda a infância, enquanto Cristiano Ronaldo jogava pelo Real Madrid. Como passou anos vivendo no país, pode se naturalizar e, se desejar, vestir a camisa da seleção espanhola.
A Inglaterra também está na lista de possibilidades. Cristiano Ronaldo voltou a morar no país entre 2021 e 2022, quando defendeu o Manchester United, e seu filho o acompanhou nesse período, o que pode facilitar uma futura escolha pelos ingleses.
Portugal, no entanto, parece ser a opção mais natural. Cristiano Ronaldo é um dos maiores ídolos da história do futebol português, e a chance de ver seu filho continuar seu legado pode pesar bastante na decisão.
Cristiano Ronaldo Jr. assistindo às quartas de final da Copa do Mundo de 2022 (Foto: reprodução/Karim Jaafar/Getty Images Embed)
Cabo Verde também aparece como alternativa, embora menos provável. O país é a terra natal da avó de Cristiano Ronaldo, Maria Dolores, o que dá ao jovem o direito de se naturalizar cabo-verdiano.
Futuro indefinido
Ainda é cedo para dizer qual será a escolha de Cristiano Ronaldo Júnior. A decisão vai depender de vários fatores, como sua evolução no futebol e as oportunidades que surgirem nos próximos anos. Por enquanto, ele segue sua caminhada nas categorias de base do Al-Nassr, sem pressa para definir qual seleção representará no futuro.