Fluminense volta a ter técnico estrangeiro após 28 anos
As negociações para um novo técnico foram rápidas na diretoria do tricolor carioca. Após o pedido de demissão de Renato Gaúcho, na terça-feira (23), e suas falas polêmicas depois da derrota e eliminação para o Lanús, as especulações sobre quem assumiria o comando do Fluminense cresceram entre a torcida. Porém, na tarde da última quinta […]
As negociações para um novo técnico foram rápidas na diretoria do tricolor carioca. Após o pedido de demissão de Renato Gaúcho, na terça-feira (23), e suas falas polêmicas depois da derrota e eliminação para o Lanús, as especulações sobre quem assumiria o comando do Fluminense cresceram entre a torcida.
Porém, na tarde da última quinta (25), o Fluminense anunciou Luis Zubeldía como novo treinador do clube, com contrato até o final de 2026.
Conheça o treinador
Zubeldía teve passagem pelo São Paulo, e o início do seu trabalho foi considerado promissor, já que chegou a 13 jogos de invencibilidade. No total, foram 85 jogos, 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas, somando assim a marca de 57,2% de aproveitamento no comando do tricolor paulista. Foram 97 gols marcados e 66 sofridos.
As críticas recebidas da torcida paulista se devem pelo excesso de zelo em escalar jogadores da base. O São Paulo estava em sexto colocado no Brasileiro e então, o técnico foi demitido após derrota para o Vasco, no Morumbis, em junho.
O comandante também passou pela LDU e liderou a equipe por 143 partidas. Nessa época, Zubeldía somou 77 vitórias, 42 empates e 24 derrotas, tendo um saldo positivo de quase 100 gols. Além disso, conquistou o título da Sul-Americana de 2023 e foi essa vitória que levou a LDU à decisão da Recopa, contra o Fluminense, que venceu a Libertadores no mesmo ano.
Além disso, Zubeldia também passou pelo Lanús, Barcelona-EQU, Racing, Santos Laguna, Independiente Medellín, Alavés e Cerro Porteño.

O primeiro estrangeiro em quase 30 anos
Zubeldía é o primeiro treinador estrangeiro do Flu, depois de 28 anos. O último havia sido Hugo de León, em 1997. Hugo era uruguaio, ex-zagueiro e teve uma passagem como jogador pelo Grêmio. Sua passagem pelo Fluminense foi rápida, durando apenas 20 dias depois do fim da Era Renato. No total, Hugo esteve no comando do Fluminense em apenas três jogos, tendo uma vitória, uma derrota e um empate, e depois do fracasso com o uruguaio, o tricolor carioca não contratou técnicos estrangeiros nas últimas décadas.
Agora, Zubeldía deve ser o responsável por reacender as esperanças da torcida tricolor, já que ainda está classificado para a semifinal da Copa do Brasil, em um clássico contra o Vasco. No Brasileiro, o Fluminense vive um momento morno e ainda está dividido entre permanecer no meio da tabela ou brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
O Fluminense já espera a chegada de Zubeldía no CT Carlos Castilho nessa sexta-feira (26), para comandar o primeiro treino, e então, estrear no clássico contra o Botafogo, que irá acontecer nesse domingo (28), no Maracanã.
