Gyokeres brilha, ultrapassa Salah e lidera corrida pela Chuteira de Ouro
O atacante Viktor Gyokeres, do Sporting, assumiu neste domingo (27) a liderança na disputa pela Chuteira de Ouro da Europa. Autor de quatro gols na goleada por 5 a 0 sobre o Boavista, pelo Campeonato Português, o sueco chegou a 57 pontos na classificação do prêmio, superando Mohamed Salah, do Liverpool, que tem 56 pontos. […]
O atacante Viktor Gyokeres, do Sporting, assumiu neste domingo (27) a liderança na disputa pela Chuteira de Ouro da Europa. Autor de quatro gols na goleada por 5 a 0 sobre o Boavista, pelo Campeonato Português, o sueco chegou a 57 pontos na classificação do prêmio, superando Mohamed Salah, do Liverpool, que tem 56 pontos.
Como é feito o cálculo do prêmio
A Chuteira de Ouro é entregue ao maior goleador das ligas nacionais europeias, utilizando um sistema de pontuação que considera o número de gols e o coeficiente de dificuldade da liga. As principais competições do continente — Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França — têm peso 2 na pontuação.
Já as ligas dos países classificados entre a 6ª e a 22ª posição no ranking da Uefa, como a portuguesa, é aplicada o peso 1,5.
Com 38 gols em 30 partidas no Campeonato Português, Gyokeres aproveitou o “poker-trick” diante do Boavista para ultrapassar o egípcio Mohamed Salah, campeão e artilheiro da Premier League com 28 tentos pelo Liverpool.
Os quatro gols de Gyokeres em partida contra o Boavista (Foto: Reprodução/Instagram/@sportingcp)
Robert Lewandowski, do Barcelona, é o terceiro colocado com 25 gols e 50 pontos, seguido por Harry Kane (Bayern de Munique) e Mateo Retegui (Atalanta), ambos com 24 gols e 48 pontos.
Sueco pode repetir feito de brasileiro
Caso mantenha a liderança nas três rodadas restantes do campeonato, o atacante sueco pode repetir o feito de Mário Jardel. Curiosamente, o ex-atacante brasileiro também defendia as cores do Sporting quando se consagrou como o último jogador fora das cinco principais ligas a conquistar a Chuteira de Ouro, na temporada 2001/02.
Na temporada atual, Gyokeres acumula números impressionantes: 52 gols e 12 assistências em 48 partidas somando todas as competições.
Além do desempenho individual, o resultado positivo sobre o Boavista manteve os “Leões” na liderança do Campeonato Português com 75 pontos, empatado com o Benfica, mas levando vantagem nos critérios de desempate.
O Sporting volta a campo no próximo domingo, às 16h30 (de Brasília), para enfrentar o Gil Vicente no Estádio José Alvalade, em mais um jogo decisivo pela reta final da temporada.
