LeBron James e Nikola Jokic promovem criação de novo torneio bilionário
Segundo informações divulgadas pelo jornal americano Front Office Sports, os grandes astros da NBA, LeBron James e Nikola Jokic, estariam dispostos a promover a criação de uma nova liga de basquete global, a fim de revolucionar a categoria, seja mediante mudanças no calendário e também na parte financeira. Um dos pilares responsáveis por liderar a […]
Segundo informações divulgadas pelo jornal americano Front Office Sports, os grandes astros da NBA, LeBron James e Nikola Jokic, estariam dispostos a promover a criação de uma nova liga de basquete global, a fim de revolucionar a categoria, seja mediante mudanças no calendário e também na parte financeira.
Um dos pilares responsáveis por liderar a iniciativa é o agente e sócio de LeBron, Maverick Carter. De acordo com regulamentações, um jogador da não pode ser majoritariamente dono de uma liga, mas o plano prevê a criação de um torneio.
A investida por trás do torneio
Segundo a iniciativa, o novo torneio abrangeria a criação de um torneio internacional, para as categorias masculinas e femininas, com equipes disputando partidas em até oito grandes cidades ao redor do mundo. Ainda não tem nenhuma data oficial para lançamento do torneio.
O projeto tem a proposta de ser independente das ligas nacionais, com isso, terá um grande investimento para que a ideia saia do papel. Estimasse que cerca de US$5 bilhões (cerca de US$27,7 bilhões na cotação atual) serão investidos para criação da nova competição internacional.
O encontro de astros
Misko Raznatovic, influente agente no cenário do basquete europeu, é responsável por promover a presença do astro do Denver Nuggets, Nikola Jokic. Por meio de uma publicação, Raznatovic escreveu que o verão de 2025 é o momento perfeito para fazermos grandes planos para o outono de 2026. Jokic e LeBron estariam reunidos dispostos a discutir e aprovar o projeto.
Outro ponto que vem se especulando seria uma possível transferência do craque sérvio para o time de Los Angeles e formar trio com Luka Dončić e LeBron. Falando sobre o torneio bilionário, a iniciativa que os astros vem levantando vai ao encontro do que a própria NBA tem idealizado nos últimos tempos, que consiste em expandir a marca ao nível mundial.
