Premier League começa com novas regras na arbitragem
Uma das principais ligas do mundo começa nesta sexta-feira (15/08). A temporada 2025/26 da Premier League terá mudanças importantes para a marcação de pênaltis. A partir de agora, empurrões dentro da área serão melhor observados, o que pode gerar mais faltas. As orientações vêm do próprio comitê de arbitragem que gere a competição. Novas orientações […]
Uma das principais ligas do mundo começa nesta sexta-feira (15/08). A temporada 2025/26 da Premier League terá mudanças importantes para a marcação de pênaltis. A partir de agora, empurrões dentro da área serão melhor observados, o que pode gerar mais faltas. As orientações vêm do próprio comitê de arbitragem que gere a competição.
Novas orientações da Liga
As declarações do chefe da arbitragem da Premier League, Howard Webb, explicaram que as mudanças vêm após um feedback recebido. Jogadores e dirigentes de clubes foram ouvidos sobre as tentativas de ludibriar os árbitros para a marcação da penalidade máxima.
Vale ressaltar que a Inglaterra tem uma maior tolerância em relação ao contato entre os atletas. O que acaba gerando lances de encontrões e puxões para atrapalhar a movimentação do adversário, em lances de bola parada principalmente.
Segundo Webb, na nova temporada, o árbitro de campo ficará atento aos seguintes indícios para ter a convicção da penalidade. Quanto tempo o atleta ficou imobilizado, se o defensor o impediu de chegar na bola, o esforço feito e se utilizou os dois braços para cometer a infração.
Feedback recebido pela arbitragem
As principais reclamações, segundo Webb, são puxões e empurrões pelas costas que, conforme as partes ouvidas, impedem claramente que o ataque prossiga. Gerando muita polêmica em jogos decisivos, como, por exemplo, o empate por 2 a 2 entre Everton e Manchester United que aconteceu no Goodison Park.
Em um ataque do Everton, o atacante Jack Harrison chuta de fora da área e o goleiro do United Onana dá o rebote. Se entrelaçam na área Harry Maguire e Ashley Young. De imediato, o juiz assinala a penalidade, mas após a revisão no VAR (arbítrio de vídeo), ele voltou atrás na decisão e retirou a marcação. Por lances como esse, a Premier League espera fazer mais “justiça” em futuras situações.
