STJD denuncia Bruno Henrique por manipulação de resultados
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro. A base da acusação é de que o atleta teria forçado um cartão amarelo durante uma partida contra o Santos no ano de 2023. A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL e confirmada depois […]
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro. A base da acusação é de que o atleta teria forçado um cartão amarelo durante uma partida contra o Santos no ano de 2023. A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL e confirmada depois pelo jornal Lance!.
A denúncia contra Bruno Henrique
A denúncia do STJD se baseia em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O jogador do Flamengo é acusado de prejudicar propositalmente o Flamengo e atuar contra à ética desportiva para interferir no resultado.

O primeiro, artigo 243 do CBJD, fala sobre “atuar deliberadamente de forma prejudicial à equipe que defende”. O segundo, artigo 243-A do mesmo código, aborda as ações “contrárias à ética desportiva, com o objetivo de influenciar o resultado de partida”, com punição de 12 a 24 jogos de suspensão para quem descumprir a regra.
Entenda o caso
A investigação teve início em 2024, após a Polícia Federal e o Ministério Público darem início à Operação Spot-Fixing. A suspeita é de que o jogador tenha forçado a punição em 1º de novembro de 2023, durante a partida contra o Santos, em que foi expulso após receber um cartão amarelo por reclamação. Em abril de 2025, Bruno Henrique foi formalmente indiciado pela Polícia Federal. Em maio, o jogador prestou depoimento ao STJD, que agora conduz o processo na esfera desportiva.

As autoridades investigam se Bruno Henrique teria propositalmente provocado a advertência para beneficiar familiares e amigos que haviam apostado no ocorrido. De acordo com a Polícia Federal, foram encontradas mensagens no celular do irmão do jogador do Flamengo mostram que ele teria confirmado estar “pendurado” com dois cartões amarelos e teria instruído o momento em que seria advertido, gerando evidências para seu indiciamento por fraude em evento esportivo.
