Proposta bilionária, assim nominou o diário espanhol Marca nesta quinta-feira (14) a oferta que o brasileiro Vinicius Júnior, eleito o melhor jogador do mundo em 2024 pela FIFA, teria recebido do Fundo de Investimento da Arábia Saudita (PIF).
O jornal afirma que o salário proposto ao craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid chegaria a cifras altíssimas, que o tornaria o atleta mais bem pago em todos os esportes, além de um projeto comercial que o tornaria peça fundamental da Copa do Mundo de 2034 que será realizada na Arábia Saudita. Vini Jr. negou, após a vitória sobre o Manchester City nesta terça-feira (11), que tenha recebido qualquer proposta.
Primeiro encontro
Foram dois encontros, segundo o diário Marca. O primeiro teria acontecido de forma virtual com o próprio Vinicius Júnior e seus representantes em 2023. Nessa primeira reunião, de cerca de quinze minutos, foram apresentados ao craque brasileiro projetos comerciais, esportivos e pessoais. Conforme o jornal espanhol, o camisa 7 do Real Madrid teria se animado com o projeto.
Estavam presentes nesse encontro online pessoas importantes que gerem a carreira de Vinicius Júnior, como seus empresários e intermediários, e figuras importantes da Casa Real da Arábia Saudita, que governam o país, para tentar seduzir o craque à se transferir para a sede da Copa do Mundo de 2034.
Segundo encontro
Um segundo encontro teria ocorrido em Praga, capital da Tchéquia, antiga República Tcheca, segundo o Marca. Por ser considerado um local neutro e longe dos holofotes da mídia, os agentes de Vini se encontraram presencialmente com o vice-presidente da Saudi Pro League, Saad Al Lazeez.
Neste encontro foram apresentados os valores pelo craque brasileiro, com possíveis salários de 200 milhões de euros por temporada em um contrato de cinco anos. O clube ao qual o brasileiro atuaria foi mantido em sigilo, porém seria na cidade de Jedah. Os clubes desta cidade controlados pelo PIF são o Al Ittihad e o Al Ahli, sendo este último o único entre os grandes times do país que não tem uma grande estrela em seu elenco.
Além dos valores apresentados, outros projetos também foram mostrados aos representantes de Vinicius, como acordos comerciais e a garantia de que ele teria o papel de embaixador da Copa do Mundo de 2034, que será realizada na Arábia Saudita.
Preocupação com a repercussão
Um dos fatores que pode levar o brasileiro a negar a proposta saudita tende a ser a repercussão negativa que o aceite poderia gerar. A equipe que gere a carreira de Vinicius Jr. e o próprio jogador temem que isso possa demonstrar uma imagem de atleta que é “movido pelo dinheiro”. O jornal afirma que o estafe do craque já trabalha para que, caso a transferência se concretize, a sua condição de ídolo do Real Madrid seja minimamente afetada.
Para o jornal Marca, os casos recorrentes de racismo e o fato de ele não se sentir respaldado pela federação espanhola e pela La Liga podem influenciar o brasileiro a trocar de clube. Os sauditas querem que Vinicius Júnior se decida já neste verão, ou seja, no meio deste ano.
Vini afirmou que deve renovar nos próximos dias com o Real Madrid, ele tem contrato vigente com os merengues até junho de 2027 e, portanto, está confortável para decidir se seu futuro será na Arábia Saudita ou na Espanha.
Matéria por Mauricio França (Lorena -R7)