Vitórias do Vasco da Gama trazem estatísticas inusitadas nos gols

Desde que Fernando Diniz assumiu o comando do Vasco da Gama, em maio, o time tem mostrado um padrão curioso em seus resultados. Todas as vitórias conquistadas até agora aconteceram apenas quando a equipe conseguiu marcar pelo menos três gols em campo. Em outras palavras, se o ataque não funciona com alta intensidade, os três […]

16 set, 2025
Foto destaque: Fernando Diniz na partida do Vasco contra o Fluminense pelo brasileirão (Reprodução/Ruano Carneiro/Getty Images Embed)
Foto destaque: Fernando Diniz na partida do Vasco contra o Fluminense pelo brasileirão (Reprodução/Ruano Carneiro/Getty Images Embed)
Vasco sofre com falhas na finalização e dentro de casa

Desde que Fernando Diniz assumiu o comando do Vasco da Gama, em maio, o time tem mostrado um padrão curioso em seus resultados. Todas as vitórias conquistadas até agora aconteceram apenas quando a equipe conseguiu marcar pelo menos três gols em campo. Em outras palavras, se o ataque não funciona com alta intensidade, os três pontos não vêm.
A média é de 3,5 gols por triunfo. Ou seja, sempre que o ataque não consegue ser tão eficiente, a vitória não aparece. Essa característica evidencia o estilo ofensivo de Diniz, mas também deixa clara a vulnerabilidade defensiva da equipe. Dentro dessas vitórias do cruzmaltino no Brasileirão, tem a expressa goleada no Morumbis por 6 a 0 no Santos. Na ocasião, a equipe de Diniz foi com um ataque mais leve, devido a ausência do centroavante Pablo Vegetti.

Problemas em casa

Se fora de casa os resultados aparecem com grandes goleadas, em São Januário o cenário preocupa. No Brasileirão, sob o comando de Diniz, foram sete partidas diante da torcida: apenas uma vitória, três empates e três derrotas. Isso representa um aproveitamento baixo, de apenas 28,6%.

Em sete jogos como mandante no Brasileirão, o Vasco venceu apenas uma vez, empatou três e perdeu outras três, somando um desempenho abaixo do esperado em São Januário. Nesse período, marcou nove gols, mas sofreu onze, conseguindo manter a defesa intacta em apenas uma partida.


Vasco dentro de casa cede o empate no final do jogo contra a equipe do Ceará (Foto: reprodução/X/@VascodaGama)

Ataque desbalanceado

Os números também mostram a falta de eficiência do ataque: o time precisa, em média, de 13,2 finalizações para balançar as redes, enquanto os adversários marcam com apenas 7,9 chutes. Mesmo com uma posse de bola elevada, na casa dos 61% por jogo, esse controle não tem se refletido em resultados positivos

Apesar de São Januário sempre ter sido considerado um trunfo histórico do clube, neste momento não tem feito tanta diferença. A última vitória pelo Brasileirão dentro do seu estádio aconteceu ainda em maio, no 3 a 0 sobre o Fortaleza e seu último triunfo diante dos Cruzmaltinos foi no dia 8 de agosto, contra o CSA, jogo válido pela Copa do Brasil.

Mais notícias