Depois de muita expectativa, a Anatel liberou as companhias telefônicas para instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país. A ativação será possível após a retirada total das interferências que impediam o sinal nos 5.570 municípios brasileiros.
A ativação do 5G em todo o país passou a ser possível principalmente após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciarem a “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 giga-hertz (GHz), destinada à tecnologia. Essa decisão foi divulgada no último dia 26, com a liberação do sinal ocorrendo nesta segunda-feira.
A faixa atualmente ocupada pelo 5G era anteriormente utilizada pelos serviços de radiodifusão e televisão aberta via satélite. Esse serviço funcionava, principalmente, por meio de antenas parabólicas, que eram bastante comuns até pouco tempo atrás.
Anatel tomou medidas para facilitar chegada do 5G
Para facilitar a chegada do 5G, a Anatel tomou medidas em duas frentes: primeiramente, trabalhou na mitigação da Banda C, onde operavam as antenas parabólicas, e, em seguida, eliminou interferências na faixa próxima a 3,5 GHz.
Na segunda fase, foi realizada uma limpeza na frequência com a instalação de filtros nas antenas parabólicas para atenuar as interferências das torres nos dispositivos móveis. Além disso, cerca de 4,3 milhões de kits de conversão foram distribuídos gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais federais que dependiam das parabólicas tradicionais para acessar o sinal aberto de TV.
Tecnologia do 5G vem sendo cada vez mais ampliada no Brasil (foto:reprodução/Moment/d3sign/Getty Images Embed)
A faixa de frequência necessária para o sinal 5G foi liberada pela EAF, entidade que reúne operadoras de telefonia, permitindo a instalação da tecnologia em todo o Brasil.
A limpeza, concluída 14 meses antes do previsto, eliminou interferências em 190 municípios da Bahia. O edital do leilão estabeleceu que o 5G deverá ser ativado em todas as cidades até 2029.
Kits de conversão ainda podem ser adquiridos de forma gratuita
Beneficiários de programas sociais ainda podem solicitar kits gratuitos pelo 0800-729-2404 ou no site da EAF. O processo seguiu modelo usado na transição para TV digital, quando operadoras custearam antenas e conversores para famílias de baixa renda.