Apagão global causa queda em ações da empresa responsável 

Esther Feola Por Esther Feola
2 min de leitura
Foto Destaque: Empresa de segurança cibernética causa apagão global, afetando programas da Microsoft (Reprodução/X/@kafaak)

Na última sexta-feira (19/07), a internet vivenciou um apagão global, tendo por responsável a empresa de tecnologia de segurança cibernética, CrowdStrike.

Desde a manhã de sexta-feira, as ações da empresa vêm sendo desvalorizadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos, e seu valor de mercado decaiu R$ 50 bilhões desde o apagão.

Ações na bolsa

O mercado mexicano abriu às 10h30 (horário de Brasília) e, cerca de meia hora depois, as ações da CrowdStrike estavam sendo vendidas a US$ 78,93, com recuo de 9,6%. A empresa mais afetada pela falha foi a Microsoft, a qual teve uma queda mínima, de 0,1%.

As ações da Microsoft e da CrowdStrike são negociadas na Bolsa de Tecnologia Nasdaq, que teve um aumento de 0, 05% no mesmo momento em que as ações destas duas caiam. Outras quedas ocorreram, como a da Bolsa de Nova Iorque, a qual teve uma decaída de 0,51%.

Mesmo com essas quedas, a Bolsa brasileira não teve impacto pelo apagão, com o principal índice acionário da B3, IBOVESPA, tendo inclusive um aumento de 0,48%.


Ações da CrowdStrike e da Microsoft decaem após apagão online
Ações da CrowdStrike e da Microsoft decaem após apagão online (Foto: Reprodução/Pinterest/@themotleyfool)

Impacto do apagão

Além de ter afetado os sistemas da Microsoft, causando “tela azul” em computadores ao redor do mundo, bancos tiveram seus serviços prejudicados, voos foram atrasados, e serviços de comunicação foram afetados.

Através de seu site, a Microsoft relatou que as falhas iniciaram na quinta-feira (18/07), às 16h (horário de Brasília). Os problemas abalaram inclusive a plataforma de nuvem Azure, assegurada pelo software CrowdStrike Falcon.

Segundo George Kurtz, CEO das CrowdStrike, os usuários foram impactados devido uma falha de atualização de conteúdo do Windows. Em suas redes sociais, Kurtz declarou que a falha foi identificada, isolada e uma solução foi instaurada.

A Microsoft também informou que o problema foi resolvido, contudo, o Office 365 e alguns de seus aplicativos permanecem com falhas.

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