Apple deve abandonar calendário rígido de lançamentos

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura

Apple parece inclinada a mudar seu ciclo anual de lançamentos. A empresa, que há anos adotava a rígida estratégia de renovação anual de suas principais linhas, parece tender a adotar um ritmo mais flexível em seus próximos lançamentos. Essa nova abordagem tem como objetivo responder a um mercado cada vez mais dinâmico.

As informações da Bloomberg dão a entender que a Apple, que realizava anualmente uma apresentação em junho para mostrar seus lançamentos, seguida pelo lançamento de seus produtos em setembro e outubro, deve abandonar esse calendário fixo para permitir que a empresa sincronize melhor o desenvolvimento.

Calendário tinha vantagens

O calendário fixo, que era anteriormente adotado, tinha como vantagem preparar os consumidores e investidores que esperavam o lançamento de novos iPhones e iPads, assim como manter os funcionários da empresa atentos e melhor preparados devido à previsibilidade. Outra vantagem vista pela empresa era o impulso nas vendas de fim de ano, quando os feriados sempre foram um momento bastante oportuno para o mercado.


Embed from Getty Images

Empresa deve flexibilizar o seu lançamento (Foto:reproduçao/Getty Images News/Justin Sullivan/Getty Imagem Embed)


A empresa já havia apresentado sinais de flexibilização em seus lançamentos. Um exemplo disso foi o lançamento dos novos iPads em maio e de um HomePod atualizado que chegou ao mercado em janeiro. Além disso, o novo MacBook Air foi apresentado em junho. Esses movimentos demonstram que a empresa está cada vez mais disposta a adotar uma abordagem mais flexível ao longo do ano.

Mudança de pensamento

Essa mudança reflete um pensamento que vem ocorrendo dentro da própria Apple, que dita que nem sempre é vantajoso seguir um calendário rígido ao longo do ano. Isso foi agravado pela demora na entrega de recursos e funcionalidades prometidas, como ocorreu com o iPadOS 18, que sofreu com falhas técnicas no modelo iPad Pro. Outro que enfrentou problemas foi o watchOS, em suas versões beta, o que evidenciou a dificuldade de entregar inovações de software junto com o lançamento dos dispositivos.

A ausência de um calendário fixo também demonstra representar para a Apple uma oportunidade de diversificar suas receitas ao longo do ano.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile