Durante a conferência anual dos desenvolvedores da Apple, foi feito o anúncio de suas ferramentas de IA. Os anúncios já eram aguardados, uma vez que a empresa está investindo no setor de IA, assim como muitas de suas concorrentes.
O evento que foi aberto por Tim Cook que disse durante a abertura “A WWDC é o nosso momento de celebrar os desenvolvedores. Eu espero que vocês estejam tão animados quanto eu estou”, o evento deve terminar nesse sexta-feira (14).
Tim Cook durante conferencia de desenvolvedores da Apple (Foto: reprodução/Getty Images News/Justin Sullivan/Getty Images Embed)
Na primeira parte do evento, no entanto, foram apresentadas novidades principalmente relacionadas ao AppleTV+, Apple Vision Pro, iOS 18, MacOS e outros sistemas operacionais do ecossistema da Apple. A segunda parte do evento foi dedicada às novidades relacionadas aos produtos de Inteligência Artificial da marca.
Apenas modelos mais recentes devem receber novidades
Entre as informações divulgadas, foi anunciado que as ferramentas de IA só deverão estar disponíveis em aparelhos alimentados pelos chips A17 Pro e A18 em diante, o que significa que apenas os modelos 15 Pro e 15 Pro Max, além dos próximos lançamentos da marca, devem receber as ferramentas.
Ainda durante o anúncio, a Apple mostrou que, para se diferenciar de seus concorrentes, ela vai apostar no que Tim Cook chamou de “inteligência pessoal”, devido à capacidade das ferramentas da Apple de integrar informações dos usuários às respostas e à capacidade da IA.
Siri também recebera atualizações
A Apple também revelou atualizações significativas sua assistente pessoal a Siri, tornando-a mais responsiva tanto a comandos de voz quanto de texto. Agora, a assistente virtual passa a ser capaz de utilizar informações de mensagens recebidas no iMessage para agendar compromissos diretamente na agenda do usuário.
Além disso, a Siri também vai poder interagir diretamente com a tela e é alimentada pelo ChatGPT da OpenAI, promovendo uma experiência mais integrada e inteligente.
Outro destaque anunciado é o processamento no dispositivo, visando garantir a segurança dos dados dos usuários, ao analisar e operar as informações localmente, sem a necessidade de compartilhamento com terceiros. Para competir com empresas como Samsung e Google, a Apple disponibiliza ferramentas familiares ao público, como edição e sumarização de mensagens, aplicativos inteligentes para geração de conteúdo visual e busca de mídia na galeria através de comandos de voz e texto.