Apple pode adiar lançamento do iPhone 17
A Apple pode alterar a data do lançamento da nova linha iPhone 17 em setembro de 2025, com possibilidades divulgadas por relatórios de anúncio para o dia 3 de setembro, que é uma quarta-feira. Diferente do tradicional lançamento nas terças-feiras, o início das vendas da nova linha altera todo o cronograma previsto de pré-encomendas e […]
A Apple pode alterar a data do lançamento da nova linha iPhone 17 em setembro de 2025, com possibilidades divulgadas por relatórios de anúncio para o dia 3 de setembro, que é uma quarta-feira. Diferente do tradicional lançamento nas terças-feiras, o início das vendas da nova linha altera todo o cronograma previsto de pré-encomendas e disponibilidade nas lojas.
Tradicionalmente, a Apple tem divulgado seus novos iPhones na primeira terça-feira após o Dia do Trabalho nos EUA. Neste ano, como o feriado cairá no dia 2 de setembro, isso afeta a tradição da gigante. Uma nova análise da CNET, sugere que o lançamento seja colocado para um provável dia 3 – que continua sendo após o feriado, mas altera o dia da semana – ou para dia 9 – que é a segunda terça-feira do mês. Isso afeta diretamente o início das vendas, com possíveis atrasos.
Possíveis datas e mudanças no cronograma
De acordo com Patrick Holland, editor sênior da Cnet, o anúncio tradicional acontece na primeira terça-feira de setembro após o Dia do Trabalho. Devido ao fato dessa data coincidir o dia seguinte ao feriado, a Apple poderia optar por anunciar no dia 3 de setembro (quarta-feira), abrindo espaço para que as pré-encomendas abram na sexta-feira (12), ou mantê-la para 9 de setembro (terça-feira), com a pré-venda se iniciando no dia 19 (sexta-feira).
Essa reorganização estratégica também considera a IFA, que acontece na mesma semana em Berlim, considerada uma das maiores feiras do mundo de tecnologia. Paralelamente, qualquer mudança impactará diretamente toda a cadeia de lançamento, desde a divulgação até a distribuição no mundo.
De acordo com tradição, Apple pode lançar o iPhone 17 seguido do feriado ou na próxima semana (Foto: reprodução/Michael M. Santiago/Getty Images Embed)
Lançamento escalonado
Além das possibilidades de datas, outra questão é destacada pela Cnet. A Apple já adotou no passado lançamentos escalonados de modelo, com revelações ocorrendo no mesmo dia. Em 2018, o iPhone XR foi disponibilizado semanas depois dos modelos XS e XS Max. Já em 2020, o iPhone 12 mini foi lançado pouco tempo após o iPhone 12, tendo um mês de diferença entre os lançamentos.
Considerando que o iPhone 17 Air tem um design de novo, de acordo com David Phelan da Forbes, não é descartado pelo analista a possibilidade de que ele passe por um atraso no lançamento com relação aos outros da linha. Consumidores e setores de tecnologia devem acompanhar com atenção as possíveis mudanças que podem surgir nas próximas semanas, sem descartar datas, já que qualquer alteração pode necessitar de uma nova programação.
