Apple testa nova Siri capaz de executar tarefas complexas por comando de voz

A Apple está se preparando para dar um passo importante na integração entre inteligência artificial e experiência do usuário. De acordo com informações da Bloomberg, a empresa testa atualmente uma nova geração da assistente virtual Siri, projetada para realizar ações diretamente em diversos aplicativos apenas com comandos de voz — um avanço que promete mudar […]

12 ago, 2025
Foto Destaque: Logo da Apple (Reprodução/illustration by ChengXin/Getty Images Embed)
Foto Destaque: Logo da Apple (Reprodução/illustration by ChengXin/Getty Images Embed)
Logo da Apple

A Apple está se preparando para dar um passo importante na integração entre inteligência artificial e experiência do usuário. De acordo com informações da Bloomberg, a empresa testa atualmente uma nova geração da assistente virtual Siri, projetada para realizar ações diretamente em diversos aplicativos apenas com comandos de voz — um avanço que promete mudar a forma como interagimos com dispositivos móveis.

Inovação da Apple

A principal inovação está na adoção da estrutura App Intents, que permitirá a desenvolvedores habilitar funções específicas de seus aplicativos para serem acessadas por diferentes sistemas da Apple, incluindo busca, atalhos e, agora, a Siri. Hoje, a assistente ainda apresenta limitações na interação com apps de terceiros, mas a nova arquitetura promete ampliar consideravelmente esse alcance.

Na prática, o usuário poderá solicitar tarefas complexas sem precisar tocar na tela. Entre as ações possíveis estão buscar e editar fotos, publicá-las nas redes sociais, postar comentários, fazer login em serviços, chamar um carro por aplicativo e até mesmo realizar compras online. Os testes já envolvem aplicativos populares como Uber, AllTrails, Threads, Temu, Amazon, YouTube, Facebook e WhatsApp.


Siri, um assistente digital desenvolvido pela Apple (Foto: reprodução/PHILIPPE LOPEZ/AFP via Getty Images Embed)


Lançamento ainda vai demorar

A Apple apresentou uma prévia dessa nova Siri em 2024, mas o lançamento oficial ainda vai demorar. A previsão é que a versão reformulada chegue ao mercado apenas na primavera de 2026. Até lá, a empresa continuará aprimorando a tecnologia para garantir não só a precisão dos comandos, mas também a segurança e a privacidade dos usuários — aspectos centrais na estratégia da companhia.

O movimento reflete a disputa acirrada entre as big techs para transformar assistentes virtuais em ferramentas mais inteligentes, funcionais e integradas ao dia a dia. Caso a iniciativa seja bem-sucedida, a nova Siri poderá redefinir a interação homem-máquina e abrir oportunidades para marcas e desenvolvedores interessados em explorar o potencial da “revolução por voz”.

Especialistas do setor afirmam que a atualização pode colocar a Apple em pé de igualdade — ou até à frente — de concorrentes como Google Assistant, Alexa e a recém-lançada assistente de IA da OpenAI. A integração profunda com o ecossistema iOS, somada ao apelo da marca, pode acelerar a adoção dessa tecnologia entre consumidores e empresas.

Além disso, a implementação do App Intents pode estimular uma nova onda de desenvolvimento de aplicativos voltados exclusivamente para interações por voz. Isso abriria espaço para experiências mais acessíveis, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, reforçando o papel da tecnologia como ferramenta de inclusão.

Mais notícias