Durante uma entrevista ao talk show de Jimmy Fallon, em fevereiro deste ano, o bilionário Bill Gates deu declarações sobre como a Inteligência Artificial irá impactar o mundo profissional. Ele afirma que trabalhos como os de médicos ou professores serão substituídos pelas tecnologias. Ele ainda faz uma reflexão sobre o que os humanos ainda serão capazes de fazer no futuro.
Os avanços da IA
O empresário bilionário Bill Gates esteve presente em uma entrevista ao programa de talk show, “The Tonight Show, com Jimmy Fallon”. Na transmissão, o ex-diretor executivo da Microsoft disse que na próxima década, muitos dos cargos exercidos por seres humanos, serão substituídos por Inteligência Artificial. Ele decidiu focar nas carreiras de médicos e professores para reforçar seu ponto.
Bill Gates em um evento em Nova Delhi (Foto: reprodução/ARUN SANKAR/AFP/Getty Images Embed)
Ele afirmou que as IAs serão capazes de oferecer conhecimentos de médicos e professores de qualidade em um tempo de 10 anos. Foi dito pelo bilionário que esses serviços se tornarão comuns: ótimos serviços médicos e excelentes aulas particulares estarão disponíveis pela Inteligência Artificial.
Em relação aos prós e contras desse avanço da IA, Gates disse acreditar que ela será capaz de resolver muitos dos problemas trabalhistas que enfrentamos hoje em dia, como a falta de profissionais dessas áreas, porém, que ainda há dúvidas sobre como será a dinâmica trabalhista dos humanos, em relação às funções que serão exercidas pelas pessoas e qual será a carga horária.
Bill está animado em como será a inovação, porém ainda há o receio de ser um ambiente desconhecido. Isso causa medo nas pessoas, que estão incertas sobre como serão os avanços tecnológicos e quais serão seus impactos.
O papel dos humanos no futuro
Ainda foi perguntado pelo apresentador do programa, Jimmy Fallon, se os humanos ainda serão necessários para alguma função. Gates é então rápido na resposta, e diz que não serão, para a maioria das coisas. Porém ainda há exceções de tarefas que não são capazes de ser executadas por nenhuma tecnologia, em áreas onde a individualidade e humanidade de cada pessoa é essencial, como os esportes.
Bill Gates durante evento em Nova Delhi (Foto: reprodução/ARUN SANKAR/AFP/Getty Images Embed)
Nós vamos decidir. Baseball [por exemplo], nós não vamos querer assistir computadores jogando baseball. Então, haverá algumas coisas que nós vamos reservar para nós mesmos fazermos. Mas falando sobre fazer coisas, mover coisas e cozinhar comida, com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos”, afirmou Bill Gates.
Entretanto, Bill reconhece que essa transformação trará mudanças significativas no mercado de trabalho e levanta questões sobre o futuro das ocupações humanas.