Carteira do Google fornece recibo completo com local ativado
Para os usuários de Android, foi notificado pela empresa que a Carteira do Google passará por atualizações envolvendo o rastreio dos usuários. A partir de agosto, com a localização ativada, o aplicativo fornecerá um recibo detalhado, que apresentará o nome do estabelecimento onde a compra ocorreu, bem como seu endereço no mapa. Atualização da Carteira […]
Para os usuários de Android, foi notificado pela empresa que a Carteira do Google passará por atualizações envolvendo o rastreio dos usuários. A partir de agosto, com a localização ativada, o aplicativo fornecerá um recibo detalhado, que apresentará o nome do estabelecimento onde a compra ocorreu, bem como seu endereço no mapa.
Atualização da Carteira do Google
Essas informações já constavam no aplicativo, mas agora, caso a localização seja negada, será informado apenas o valor da compra, o dia em que aconteceu, e o ID da transação.
Apesar da plataforma ter notificado que a nova política é para haver maior transparência no uso de dados sensíveis, “incentivar” os usuários a liberarem sua localização é preocupante, por um dado sensível estar sendo compartilhado de forma quase “obrigada”, para que se tenha acesso a algo que já era compartilhado.
É possível ver se o aplicativo já possui essa função através de um recibo, notando se consta o mapa do local, ou uma notificação pedindo que a localização seja ativada e compartilhada.
A função também pode ser ativada manualmente, clicando na opção “Definir configurações de localização” do aplicativo, e depois em “Localização precisa”.

Compras por aproximação
As vendas por aproximação são um sucesso no Brasil, representando 67% das transações com cartões da bandeira Visa. Além de estabelecimentos, transportes urbanos como os de São Paulo e Rio de Janeiro já aceitam o pagamento de passagem por aproximação na catraca.
70% das transações da América Latina ocorrem por NFC (tecnologia do sistema de aproximação de compras), e alguns países chegam a mais de 90% de compras desta forma, como Chile e Costa Rica.
Os dados foram apresentados por Eduardo Coelho, presidente regional da Visa América Latina e Caribe, durante uma conversa com jornalistas para apresentar novos produtos da Visa, onde disse também que a ideia é que o uso do cartão e das vendas por aproximação aumentem com a Copa do Mundo de 2026.
