Ações da Uber caem para 5% devido à ataque de hackers

Jefferson da Silva Por Jefferson da Silva
3 min de leitura

Nesta quinta feira dia 15 de setembro a plataforma de transporte Uber informou que foi vítima de um incidente de segurança cibernética com  grande indícios de ter sido hackers os responsáveis pelo ocorrido. Através da conta do Twitter a multinacional menciona que repassaram os dados do caso para autoridades locais e quando tiverem alguma atualização irão se pronunciar via twitter.   

Em nota publicada pelo jornal de Nova York dos Estados Unidos, o The New York Times, afirma que a Uber sofreu um ataque hacker e que se comunicou diretamente com o invasor pelo o serviço de mensagens Slac, aplicativo digital utilizado por empresas de tecnologias e startups. Até o momento a Uber desativou a sua conta no Slac. No dia seguinte, 16, a notícia fez as ações da Uber despencaram em 5%.  

No jornal dos EUA The Washington Post famoso por entrevistar hackers, falou que após a invasão o hacker passou a acessar outros bancos internos e escreveu uma mensagem dizendo “Anuncio que sou um hacker e o Uber sofreu uma violação de dados” Além disso ele  falou que invadiu a Uber por diversão que poderia vazar código -fonte da startup nos próximos meses.


                                                                           motorista levando a passageira ao seu destino divulgação/site da Uber


De início os funcionários da Uber pensaram que o ataque seria uma “brincadeira” e responderam o Hacker com emojis e Gifs. Entretanto, em meio a prints  reportados no Twitter sugere que o Hacker  dominou a conta do Uber na Amazon. 

Ainda não se sabe em qual medida os sistemas operacionais da startup foram comprometidos. Mas especialistas em segurança cibernética avaliaram que o hacker preferiu as técnicas de engenharia social do que as inovadoras, se aproveitando do pouco conhecimento de funcionários para obter acesso em contas corporativas e dados confidenciais. 

Foto de destaque: Logo da plataforma de transporte Uber (foto/divulgação acervo da Uber)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile