Acordo entre o Brasil e SpaceX de Elon Musk deve levar internet via satélite à Amazônia

Wagner Edwards Por Wagner Edwards
3 min de leitura

O ministro das comunicações Fábio Faria se encontrou na noite da última segunda-feira (15) com o magnata Elon Musk no Texas (EUA) para discutir o plano de conectar as escolas e regiões rurais amazônicas à internet via satélite da SpaceX.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Elon-Musk-deseja-implantar-internet-Starlink-em-linhas-aereas

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Elon-Musk-deseja-investir-na-tecnologia-5G-no-Brasil

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Elon-Musk-defende-renda-basica-universal-para-reduzir-o-impacto-sobre-o-uso-de-robos-no-futuro

A SpaceX é uma das empresas de Musk, criada para estudar e desenvolver tecnologia aeroespacial. A parceria deve utilizar a constelações de satélites de baixa órbita da companhia norte-americana para levar a conexão de internet a todo território amazônico: das localidades rurais e remotas até às escolas. A firma de tecnologia já conectou mais de 17 países ao redor do globo.

“Até o primeiro semestre do ano que vem, a conectividade já deve estar implementada na Amazônia, escolas rurais e outros locais atualmente sem acesso à internet”, disse Faria.

Na manhã seguinte à reunião com o magnata, na terça-feira (16), Faria conversou com a atual presidente da empresa, a empresária Gwynne Shotwell, responsável por dirigir a sede da empresa no estado da Califórnia.

“Está tudo acertado”, informou. “As reuniões foram ótimas.”

O ministro também comunicou no Twitter a respeito da colaboração entre o Brasil e a companhia norte-americana de foguetes.



Os satélites da SpaceX, que já somam mais de 1.700 unidades na órbita da Terra, oferecem uma conectividade rápida e de baixo custo à internet em mais de 17 países: a conexão é realizada via kits de recepção de sinal. A organização pretende enviar mais 2.500 satélites ao espaço à curto prazo a fim de totalizar 4.200 dispositivos até alcançar a meta de 30.000.

Além deste projeto, o Ministério das Comunicações almeja realizar outras atividades junto a entidade, mais precisamente para a divisão de telecomunicação. “Ainda não posso adiantar nada, mas estamos tratando de outros projetos”, avisou Faria. Em virtude dessas negociações, a presença de Musk é aguardada no Brasil no início do ano que vem com a finalidade de visitar a Amazônia ao lado do ministro.

A SpaceX já requisitou uma licença à Anatel para atuar formalmente no Brasil. “O processo deve ser agilizado”, comentou o ministro.

 

Foto de destaque: Reprodução/Fábio Faria

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile