Com a chegada da inteligência artificial (AI), são muitas as pessoas que decidiram adotar a tal ferramenta para uso doméstico e/ou profissional. As empresas também decidiram ingressar nessa nova jornada. Cerca de 85% das empresas consideram adotar essa nova prática futuramente, de acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company revela que 600 empresas estariam apostando nessa jogada. Uma outra pesquisa feita pela empresa Morning Consult junto com organizações brasileiras, revela que 40% delas já adotaram a AI em tais processos para poder aumentar a demanda produtiva.
AI será um bom negócio para as empresas a contratarem pessoas PCDs. Foto: reprodução/Grupo SERES
Essa ponderável tecnologia pode ajudar demais a situação da empregabilidade no país, evoluída em vários quesitos ela pode ser uma força benéfica para pessoas com deficiências (PCDs) visuais, auditivas, físicas, podendo abrir mais portas de vagas de trabalho para elas. No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, dados de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), espelhando 24% da população e 28,3% estaria atuante no mercado de trabalho, por menos da metade em comparação com as pessoas sem deficiência que somam 66,3%.
O setor que mais combina com a AI é o setor de desenvolvimento de software, que entorno de 60% das empresas estão à procura de profissionais de codificação visando resultados positivos. Um exemplo é a ferramenta Copilot, que reduz o tempo de desenvolvimento elaborando até 40% de códigos. Mas também é possível indicar outros setores que podem estar em amplo desenvolvimento agora, vejamos:
- Marcado financeiro: a capacidade em processar grandes volumes de dados é extensa, por isso é útil no setor;
- Experiências personalizadas; beneficiando usuários e empresas de marketing;
- Escrita: Chat GPT, Bart da Google, Bing da Microsoft e outras aplicações que abordam o sistema de escrita estão nesse quesito;
- Educação: trazendo benefícios para o conhecimento dos alunos e ajudando na organização para o lecionador apresentar mais conhecimento.
Foto destaque: AI pode ajudar a solucionar casos de nosso dia a dia. Reprodução/Crea Una Tienda Online