Bard chega ao Brasil com vantagens sobre o ChatGPT

3 min de leitura

Na quinta-feira(13), foi lançada, no Brasil, a versão do Google Bard em português. A plataforma de inteligência artificial generativa do Google chegou para ser um rival direto do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAi. Os dois modelos fazem parte de uma tecnologia de sistema da inteligência artificial (IA) capaz de gerar novos conteúdos, como texto, imagens ou outras medidas programadas para responder solicitações de humanos que utilizam linguagem comum. A IA generativa é diferente da IA convencional porque cria algo novo e inesperado.


Plataforma do Bard para computador. (Foto:Reprodução/Bard/Google)


O ChatGPT foi lançado no ano passado e tem recebido diversas atualizações no sistema, mas com o lançamento do Bard, podemos perceber algumas diferenças entre as duas ferramentas. O Bard tem a vantagem de acessar informações em tempo real da internet além de conectar os usuários aos mecanismos de busca do Google, já o ChatGPT tem limitações na busca e só acessa conteúdos até 2021. O Bard também compreende melhor os textos com geração mais ampla e conta com especialistas, legisladores e reguladores locais. Todas essas vantagens fazem o Bard sair na frente do ChatGPT.

Em pouco tempo, houve um crescimento no uso da inteligência artificial generativa, ela já está sendo usada em diversas áreas e até já foi tema de negociações entre os estúdios e roteiristas de Hollywood, que querem definir o uso de IA na produção de filmes e programas de televisão, para que tenham proteção em suas imagens digitais e que não sejam recriadas sem autorização.

A capacidade de criar novas informações a partir de conjuntos de dados pré-existentes é fascinante, mas por outro lado preocupa, como por exemplo se a IA escrever uma notícia falsa pode gerar sérias consequências para a população. Recentemente, um estudo realizado pelo Instituto de Ética Biomédica e História da Medicina da Universidade de Zurique, na Suíça revelou que pessoas são mais vulneráveis à desinformação em mensagens escritas por inteligência artificial. Essa informação destaca o quanto é necessário que desenvolvedores e usuários tenham ética no uso da IA.

Foto destaque: Sistema ChatGPT para computador. Reprodução/ frimufilms/ Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile