Bitcoin pode ser tornar forma de pagamento

Núbia Xarife Por Núbia Xarife
3 min de leitura

Depois do Ted, notas e pix, o Bitcoin pode se tornar o novo método de pagamento. A criptomoeda desenvolvida a 15 anos pelo criador por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto, após passar por altos e baixos no mercado financeiro pode estar enfim seguindo para o propósito  na qual foi idealizado, o de pagamento.

Segundo opiniões otimistas, o bitcoin oferece custos de transação mais baixos e velocidade superior ao dinheiro convencional, principalmente nas transações internacionais. Para Richard Mico, presidente-executivo da Banxa nos Estados Unidos, plataforma de tecnologia financeira voltados para projetos Web3, pagamentos em criptomoedas avançaram rapidamente apesar da pouca visibilidade.

“O desenvolvimento em termos de criação de pagamentos com criptomoedas continuou em ritmo acelerado, mesmo que tenha passado despercebido por causa da volatilidade no mercado mais amplo”, disse Richard. 


Japão, China e Índia tentam criar suas próprias criptomoedas (Foto: Reprodução/Pexels)


Quanto as negociaçẽos já existentes, a empresa de criptodados The Block relatou salto de dois terços em 2022 na quantidade de bitcoin armazenada na Lightning Network, protocolo de pagamento em camadas sobre blockchain. O valor supera o recorde histórico de 5.580 moedas.

Outro exemplo de transação é encontrado na BitPay, também com sede nos Estados Unidos, informou que os volumes de operações cresceram 18% no ano passado em comparação a 2021. A CoinsPaid ainda disse que a quantia no quarto trimestre de 2022 atingiu 32% em relação ao ano anterior.

Na área do comércio são poucos os negociantes que fazem uso de criptomoedas na precificação de bens e serviços, além disso o método financeiro com variações dos preços, baixa velocidade de processamento e incerteza regulatória contribuem para que as criptomoedas sejam difíceis de manipular como forma de pagamento.

Enquanto alguns agentes do mercado enxergam o movimento de economias como Japão, China e Índia como empecilho no crescimento, uma vez que estão na tentativa de criar suas próprias moedas digitais, chamadas de CBDCs, outros acreditam que interesse como fator de indica que a tecnologia de pagamentos blockchain não vai parar.

Foto destaque: Criptomoeda Bitcoin. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile