Brasileiros usam Chat GPT por curiosidade e gratuidade

Lucas Barbosa Por Lucas Barbosa
3 min de leitura

Uma ferramenta de inteligência artificial lançada há pouco tempo vem ganhando popularidade e gerando debates sobre a tecnologia nos últimos meses. O Chat GPT, um sistema conversacional da Open AI, está sendo utilizado por um público cada vez maior após o investimento de US$ 10 bilhões realizado pela Microsoft. 

Em um levantamento realizado pela Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo, a pedido da MMA Latam, que ouviu cerca de 1800 pessoas de diversas regiões do Brasil, mostrou que 87% dos brasileiros já ouviu falar sobre a ferramenta tecnológica, além de 54% admitir que a inteligência artificial está interferindo diretamente em suas vidas. Trazendo pontos negativos sobre essa evolução tecnológica, 78% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode chegar a roubar o emprego das pessoas.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”><a href=”https://twitter.com/hashtag/ChatGPT?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#ChatGPT</a>: Levantamento da Hibou mostra que 57% das pessoas consultadas já sentem o impacto da <a href=”https://twitter.com/hashtag/intelig%C3%AAnciaartificial?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#inteligênciaartificial</a> em suas vidas e 78% enxergam ameaça a seus empregos.<br><br>Leia mais em: <a href=”https://t.co/sh3LgxnXJf”>https://t.co/sh3LgxnXJf</a></p>&mdash; Forbes Brasil (@ForbesBR) <a href=”https://twitter.com/ForbesBR/status/1633158069445332993?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Estudo mostra que 57% dos entrevistados sentem o impacto da inteligência artificial em suas vidas – Reprodução/Twitter.


Em relação à esse receio do avanço da tecnologia roubar parte do emprego realizado por humanos, o mesmo estudo mostrou que 51% das pessoas acreditam que leis deveriam limitar o uso de da inteligência artificial, 45% exigem operadores humanos para o uso da tecnologia e 16% acreditam que a tecnologia nunca conseguirá substituir totalmente o trabalho humano. 

Sobre esse grande avanço tecnológico das inteligências artificiais, Lígia Mello, fundadora da Hibou, celebra o crescimento do ramo e sua capacidade de se adaptar em diversos segmentos: “É interessante ver como a resistência contra o uso de IA em diferentes segmentos é baixa, poucas superando a marca de 20% ou 10%. As grandes exceções são Medicina, Engenharia e Advocacia – que apesar de serem três das mais fortemente beneficiadas com o uso de AI, possuem longo histórico de Viés de Autoridade junto a uma população geral ainda reticente em abrir mão disso. E em primeiro lugar na condução de veículos de carga e passeio, por um motivo não muito distinto”, destaca. 

Sendo um aplicativo de conversa muito avançado, 6% dos entrevistados pela Hibou já experimentaram o Chat GPT. Segundo eles, 48% utilizaram apenas para tirar dúvidas, 21% na tradução de textos, 5% para escrever e-mails e 54% apenas por curiosidade. 

Foto destaque: Painel Chat GPT – Reprodução/Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile