Cães robôs participarão de exposição coletiva em museu na Austrália

Erick Mata Por Erick Mata
4 min de leitura

Segundo a National Gallery of Victoria, em Melbourne, na Austrália, está se preparando para promover uma exposição coletiva que acontecerá em dezembro deste ano. A trienal contará com a participação de 100 artistas, incluindo três cães robôs da Boston Dynamics que já estão sendo treinados para pintar telas acrílicas com bastões de tinta de óleo. A artista plástica Agnieszka Pilat é a responsável pelo treinamento dos robôs, diz que estão tendo “aulas de arte” há quatro meses.
Pilat é conhecida pelo seu trabalho que une arte e tecnologia. Ela programou os cães robôs para entender uma série de fatores e comandos para executá-los na ordem que acharem adequada, com variações que vão da direção em que o braço mecânico se move até a força usada para pressionar a tela. Segundo a artista, os cães robôs são brincalhões e parceiros. “Quando as pessoas conhecem o Spot pessoalmente, a grande maioria se apaixona muito rápido – é difícil não se encantar por eles porque são muito fofos”, completa.
Os retratos pintados em tela pelos robôs costumam ser infantis, o que é uma escolha deliberada de programação, porque Pilat os considera “crianças em idade humana, que sabem muito, mas entendem muito pouco”. Para a artista, é nossa obrigação como “pais” dos robôs envolvê-los e treiná-los para serem bons futuros cidadãos.
Além dos cães robôs, a trienal da National Gallery of Victoria contará com a participação de vários artistas renomados, como Yoko Ono e Tracey Emin. O diretor do museu, Tony Ellwood, disse que a trienal seria “um vislumbre atraente e instigante do mundo de hoje”, abordando três temas principais – magia, memória e matéria.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Os três &quot;artistas&quot; vão receber treinamento de quatro meses para participar da trienal da National Gallery of Victoria <a href=”https://t.co/n7XbXwjShY”>https://t.co/n7XbXwjShY</a></p>&mdash; epocanegocios (@epocanegocios) <a href=”https://twitter.com/epocanegocios/status/1645151903607582723?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 9, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Pilat conheceu os robôs quando foi contratada pela Boston Dynamics para pintar um modelo da empresa conhecido como Spot. Ela o viu como uma nova celebridade e uma nova classe dominante na sociedade. “Os retratos refletem o poder na sociedade – Andy Warhol estava pintando celebridades, retratos antigos refletiam a aristocracia. Agora, o poder está indo para a máquina e é nossa obrigação realmente nos envolvermos com ela”, avalia.
De uma coisa temos todos a certeza: eles serão uma das atrações mais esperadas da exposição coletiva, juntamente com outros artistas renomados. Para Pilat, é importante envolver os robôs na sociedade e treiná-los para serem bons futuros cidadãos. A trienal será “um vislumbre atraente e instigante do mundo de hoje”, abordando temas como magia, memória e matéria. A arte e a tecnologia se unem mais uma vez, desta vez com a ajuda de cães robôs que prometem encantar a todos com suas habilidades artísticas. Agnieszka Pilat é a responsável pelo treinamento dos robôs.

 

Foto destaque: Reprodução/ Época Negócios.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile