Propriedade que foi colocada à venda recentemente é toda envolvida por janelas espelhadas, tornando-a camuflada no meio do cenário árido, daí vem o nome da obra de arquitetura – Casa Invisível; que também é um modelo de construção sustentável, reduzindo os impactos negativos da construção ao ambiente à sua volta e, ao mesmo tempo, criando impactos positivos.
A “Casa Invisível” é uma boa mistura de construção e natureza: faz fronteira com um parque nacional e uma reserva fechada de tartarugas, ao mesmo tempo que fica a apenas 10 minutos do centro de Joshua Tree. Outras opções de entretenimento nas proximidades incluem o Museu de Arte Noah Purifoy e uma série de trilhas de caminhadas.
Casa camuflada no meio do deserto. (Reprodução/Twitter)
Os produtores Chris e Roberta Hanley são conhecidos por seus projetos cinematográficos inovadores, incluindo o sucesso cult “Psicopata Americano” (2000) e a estreia na direção de Sofia Coppola, “As Virgens Suicidas” (1999). Antes de sua carreira no cinema, Chris também trabalhou com arte, negociando peças de artistas como Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat.
Quando chegou a hora de projetar uma casa, o casal novamente quis algo de ponta. Por isso, fizeram uma parceria com o arquiteto Tomas Orsinski, um colaborador de Frank Gehry, para projetar seu marco “Invisible House” (Casa Invisível, em português) em Joshua Tree, na Califórnia, a duas horas de Los Angeles. Agora, a obra de arquitetura chegou ao mercado por US$ 18 milhões (R$ 93 milhões).
Inspirada no clássico filme de ficção científica “2001: Uma Odisséia no Espaço”, a casa é uma caixa espelhada de 510 metros quadrados que reflete o cenário do deserto ao redor e parece se misturar à paisagem. O vidro Solarcool reflete o calor e dá à casa uma aparência única, enquanto mantém os interiores frescos (apesar do clima bem quente do deserto) e filtra os raios UV nocivos. Um telhado de espuma ecologicamente correto e um sistema solar elétrico fazem da casa um modelo de sustentabilidade.
Foto Destaque: Casa Invisível, obra arquitetônica. (Reprodução/Twitter)