CEO da OpenAI recua após ameaçar deixar a Europa por causa de leis impostas

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Após Sam Altman, CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, cogitar deixar a Europa, devido às tentativas da União Europeia (UE) de regularizar a inteligência artificial, ele volta atrás. Sam havia demonstrado preocupação alertando que a empresa poderia encerrar as atividades na região caso não conseguissem se alinhar aos regulamentos. Tal mudança no tom surpreendeu a todos, pois um mês atrás o CEO estava diferente após ligar para a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Congresso dos EUA. 

Na quarta-feira, durante evento em Londres, Sam disse se preocupar com a Lei de IA proposta pela UE, pois sua empresa tentaria cumpri-la, e, caso não fosse aprovada estaria disposto a cessar as operações na região. E essa preocupação se deve ao CEO achar que a lei está tentando regulamentar demais a IA. Após a ameaça de saída, ele reforçou em seu Twitter que permanecerá com suas operações na Europa. Outra preocupação de Sam é a designação de aplicativos como o ChatGPT da OpenAI como “Sistema de AI de uso geral”, que receberia a regulamentação mais rígida, de acordo com a lei proposta. 


Interação entre o usuário e o ChatGPT. (Foto: Reprodução/ Forbes)


Altman reconheceu os perigos da desinformação em relação à inteligência artificial durante um encontro na University College London, enquanto apontava para a capacidade da ferramenta gerar informações que não são verdadeiras, sendo que são “interativas, personalizadas [e] persuasivas”, dizendo também que ainda precisam se aprimorar nessa parte. Mas que apesar de tudo, ele acredita que essa tecnologia impactará a todos positivamente e ajudará a criar muito mais empregos. 

Apesar de tudo, o CEO da OpenAI parece querer colaborar com os governos, dizendo que sua empresa e o governo devem trabalhar juntos para evitar que a tecnologia cause danos à população. “A resposta certa é provavelmente algo entre a abordagem tradicional da Europa-Reino Unido e a abordagem tradicional dos EUA. Espero que todos possamos acertar juntos desta vez”, disse Altman durante o evento. 

Foto destaque: Sam Altman veio ao Brasil recentemente para falar de AI. Foto: reprodução/ Olhar Digital

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile