Para entender a estratégia de Elon Musk de adquirir o Twitter, é preciso entender o que aconteceu quando o Twitter encontrou outro investidor inesperado.
Em março de 2020, a Elliott Management anunciou que havia adquirido cerca de 4% do Twitter. Essa empresa é chamada de “empresa de investimentos ativistas”. No mercado, ela adquire participações em empresas públicas e logo em seguida defende mudanças, na espera de que isso aumente o valor do investimento. Esse investimento causou um impacto inicial na mídia, o que fez uma série de reuniões realizadas entre o Twitter e a empresa. Até então, havia um acordo de paz.
A rede social deu à Elliott um lugar no conselho e consentiu em aumentar as metas de crescimento de usuários e receita. Os negócios estavam em alta para as duas empresas considerarem uma oferta de adquirir o TikTok, o que não aconteceu. Com as ações do Twitter em um crescimento de 175% em relação ao investimento inicial da Elliott, a empresa devolveu seu lugar no conselho em abril de 2021.
Na chegada de Musk no mês passado, o Twitter optou pela mesma abordagem. O CEO do Twitter, Parag Agrawal, conversou inúmeras vezes com Musk e ofereceu a ele um lugar no conselho. Entretanto, o bilionário recusou, diferente de Elliott. Em dois posts, o dono da Tesla pediu diretamente a opinião dos seus 81 milhões de seguidores. Dias depois, Musk anunciou que não queria apenas parte do Twitter e que queria comprar tudo.
Dando mais voz ao espetáculo, Musk divulgou as mensagens de texto que enviou ao presidente Bret Taylor. O Twitter respondeu com uma pílula de veneno, uma defesa contra aquisições hostis inventada durante a década de 1980.
Musk ofereceu US$ 45 bilhões pela empresa. Foto por CNN Brasil. (Reprodução/Internet)
Dando mais voz ao espetáculo, Musk divulgou as mensagens de texto que enviou ao presidente Bret Taylor. O Twitter respondeu com uma pílula de veneno, uma defesa contra aquisições hostis inventadas durante a década de 1980.
Musk deu mais corda ao assunto. Em um tempo menor que o de uma semana, ele aproveitou o palco do Ted Talks para classificar os reguladores da SEC como bastardados, atacou no conselho do Twitter no próprio aplicativo com a utilização de um meme “pró-Musk”, original publicado pelo capitalista Marc Andreessen, além de fazer referência criptográfica à música de Elvis Presley, “Love Me Tender”.(Em inglês, uma oferta pra empresa, é um “tender offer”).
“Um ativista inteligente pode aproveitar o poder das mídias sociais e outras formas de distribuição para se conectar além dos métodos tradicionais”, disse o fundador da empresa ativista Alta Fox Capital, Connor Haley. Ele não enfrentou Musk na sua campanha contra a Hasbro, mas reconhece como a internet e as mídias sociais lhe dão um poder enorme. “Acho que você verá cada vez mais ativistas seguindo esse caminho se realmente quiserem impulsionar a criação de valor a longo prazo.“, Completa Connor.
Em relação aos demais, a tentativa de aquisição de Musk é verdadeiramente diferente. De forma superficial, há a relação com a sua riqueza. Embora a sua estratégia tenha chamado a atenção de endinheirados, nenhum deles verdadeiramente se equipara a Musk. Musk travou a sua guerra, preparando o próprio produto que ele quer obter, fazendo do Twitter o palco principal da sua ofensiva.
Foto em destaque: Olhar Digital. (Reprodução/Internet)