Empresa de comunicação alemã diz que IA pode substituir jornalismo e que irá demitir diversos profissionais

Mateus Lima Por Mateus Lima
2 min de leitura

A gigante de mídia alemã, Axel Springer, comunicou à sua equipe de trabalho que irá reduzir a sua força de trabalho no Bild e no Die Welt, que são os dois jornais mais famosos na Alemanha.

Segundo o CEO do Grupo de Mídia, Mathias Döpfner, as áreas mais afetadas pelas demissões serão a de produção, revisão, layout  e administração. Além disso, ocorrerá um plano de desligamento voluntário para impedir que haja muitas demissões compulsórias.

O CEO da empresa também alerta que os profissionais da área de comunicação poderão ter seus empregos substituídos por programas como o ChatGPT. Segundo Döpfner, a inteligência artificial possui a capacidade de ser superior a um jornalista ou até acabar com o seu emprego. 

Os sistemas de inteligência artificial devem ser uma ameaça aos profissionais de notícias dentro de alguns anos e em pouco tempo serão superiores aos  jornalistas humanos. Segundo o jornal britânico, The Guardian, o grupo alemão não deverá demitir autores, repórteres ou editores especializados. 

Por meio de um comunicado à equipe, o CEO anunciou que as plataformas de comunicação devem priorizar o jornalismo investigativo e as histórias originais. Os veículos de notícia tradicionais, Bild e Die Welt, também atuam por meio do meio online há alguns anos e pretendem expandir para outros ambientes digitais.


CEO do grupo Axel Springer, Mathias Döpfner Foto: Getty Images


De acordo com informações obtidas na carta, o resultado financeiro da empresa Alemã deve melhorar em torno de 100 milhões euros (cerca de 553 milhões de reais) nos próximos três anos, através do crescimento da quantidade de negócios, porém também por conta da diminuição de despesas.

O sistema de IA, ChatGPT foi lançado em novembro do ano passado pela empresa OpenAI e se popularizou em todo o mundo por conta de seus textos precisos. Além disso, o bilionário Elon Musk, dono do Twitter, foi um dos fundadores do projeto.

 

Foto destaque: Sede da Axel Springer. Reprodução/Instagram

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile