Empresa sul-coreana promete detectar doenças através da retina

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
3 min de leitura

A Mediwhale, uma startup da Coréia do Sul, promete usar a inteligência artificial (IA) para diagnosticar doenças renais através de um exame de retina. O método da empresa utiliza uma câmera de fundo para capturar imagens do olho. A partir disso, o algoritmo de IA fornece a avaliação do risco da doença.

Kevin T. Choi, co-fundador e CEO da Mediwhale, afirma que a retina é o único órgão em que é possível ver os vasos sanguíneos diretamente sem medidas invasivas. “Muitas doenças estão relacionadas a danos nos vasos sanguíneos, portanto, examinando diretamente os vasos sanguíneos com validação de um grande conjunto de dados usando IA, podemos detectar os primeiros sinais de doenças relacionadas”.

A varredura de retina costuma ser realizada para examinar apenas doenças oculares. Apesar disso, Choi explica que a Mediwhale está usando IA na nesse processo para detectar doenças não oculares. “A vantagem da IA ​​é a análise automatizada de imagens e o cálculo da pontuação de risco e a capacidade de detectar mudanças sutis que os médicos não podem observar, mas a IA ainda pode calcular a pontuação de risco reprodutível a partir de fotografias da retina”, disse Choi.


Retina com IA (Foto: Reprodução/Getty Images)


“Um clínico geral pode realizar a captura da imagem da retina e, se for detectado alto risco de doença, o paciente pode ser encaminhado a um especialista para exames adicionais”, explica Choi. “Nosso dispositivo pode analisar os vasos sanguíneos da retina e estratificar os riscos de doenças futuras para que os grupos de risco alto e intermediário possam prevenir doenças tomando medidas precoces, mesmo quando não apresentam nenhum sintoma no momento”.

Choi afirma esperar que, futuramente, os pacientes possam checar de maneira mais rápida seus riscos de doenças cardiovasculares e renais sem ter que passar por exames de radiação ou de sangue. “Isso é especialmente significativo para aqueles com doenças metabólicas, como diabetes ou pressão alta.”

A Federal Drug Administration não aprovou o dispositivo da Meadwhile em uma tentativa em novembro de 2022.

 

Foto destaque: Mapeamento de retina. Reprodução/Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile