Facebook apresenta inovações para não ficar atrás e faz adaptações na rede social mais usada do planeta

Pablo Alves Por Pablo Alves
4 min de leitura

 

O grande piloto de F1 e tricampeão mundial, Airton Senna da Silva em determinado momento de sua carreira afirmou, “ Uma vez que você entra na guerra tecnologica, não tem jeito, você mata ou morre e em muitas vezes é preciso renascer para poder sobreviver nesse mundo”. Ele tinha razão, hoje o Facebook, a maior rede social do mundo é um exemplo dessa metamorfose exigida pelo mercado. Desde 2004, quando desbancou o Orkut, a rede social de Mark Zuckerberg e cia, é líder em números de usuários espalhados pelo mundo, e nem por isso ela abriu mão de inovar e renovar.

Mesmo com uma enxurrada de novas redes sociais o Facebook, agora Meta, se mantem na vanguarda sendo a numero 1 em quantidade de usuários ainda em 2022, mesmo com muitas redes se inspirando na criação de Zuckerberg. E a empresa continua surpreendendo, ela que serve de fonte de ideias para as outras, agora muda de lado e bebe direto na fonte do TikTok com uma estratégia definida, trazer para seu usuário uma experiencia semelhante a oferecida pelo aplicativo de mídia de criação de videos curtos, de propriedade da companhia de tecnologia chinesa ByteDance.

No desenrolar das ideias a Meta quer direcionar o feed do Facebook para recomendar posts originados de fontes diferentes, não apenas das contas seguidas pelo usuário. Eles vão integrar o Messenger e aumentar mais a visibilidade ao formato do vídeo. As novidades vieram através de um memorando da comunicação interna, que foi liberado em abril, pelo diretor da empresa Tom Alison. O comunicado chegou à publico pelo The Verge, portal de noticias operado pela Voz Media. Vale arena lembrar que o Instagram, propriedade da Meta, também precisou se adaptar e usou o TikTok como inspiração.


O Facebook agora quer ser mais parecido com o TikTok. (foto: Reprodução/MundoConectado).


Essa estratégia da firma é um contragolpe ao crescimento do TikTok, que tem maravilhado os analistas por sustentar um progresso robusto durante meses. A Sensor Tower, consultora especialista, avalia em 20% superior os downloads da rede chinesa em detrimento ao Facebook no ano de 2021.

A rede de propriedade da ByteDance já conta com aproximadamente 1,6 bilhão de usuários ativos todo mês, marca obtida no primeiro trimestre de 2022, acréscimo de 45% comparado com mesmo período de 2021, e se consolidou como o aplicativo mais baixado do planeta desde 2018, ano que roubou do WhatsApp esse confortável posto. Só até agora, em 2022, a rede já teve 175 milhões de download.

A Meta ainda ostenta a rede social com o maior numero de usuários em atividade, são 2,9 bilhões no primeiro trimestre de 2022, o que tem incomodado no entanto é o lento crescimento quando o assunto são novos adeptos. Até 2020 o Facebook possuía 31 milhões de usuários com até 25 anos, mas o números encolheram e isso deve fazer com que o ano de 2022 finalize com 27 milhões de associados, informou o eMarketer       

Foto destaque: reprodução/Techsauce. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile