A gigante de tecnologia Google notificou recentemente todos os 2 bilhões de usuários para realizar uma atualização do navegador Chrome após 37 vulnerabilidades de segurança terem sido encontradas. Informação confirmada pelo blog da companhia, atualizar o sistema foi a maneira encontrada para proteger os dados dos usuários de possíveis ataques hackers.
Segundo a postagem no blog da empresa, das 37 falhas sistêmicas, 10 apresentam um nível de ameaça “alto” junto de outro hack tido como “altamente perigoso”.
Sobre a atualização
A nova versão do navegador Chrome é fundamental para combater ataques hackers, considerando o histórico da companhia. Contudo, de acordo com o parecer de alguns usuários, a atualização não funciona bem em todas as plataformas. Alguns dos críticos relatam que a nova versão se encontra completamente inutilizável: fóruns virtuais de discussão, no Reddit e no próprio site de Ajuda do Google Chrome, discorrem situações em que o software “trava” segundos após sua inicialização, e que reiniciá-lo ou reinstalá-lo não corrige o problema.
Aviso de atualização do Google dentro de um dispositivo.
Usuários da rede destacam que o navegador só começou gerar problemas quando foi atualizado para a versão 97, a mesma lançada pelo Google em todas as plataformas (como Windows, macOS e Linux). Muitos afirmam que limpar o cachê “dá conta do recado”, mas para a maioria, especialmente aquela que utiliza iPhone, o navegador congela mais rápido do que é possível abrir as configurações e fazer alguma alteração.
É esperado que o Google emita uma correção o mais rápido possível. Até lá, é aconselhado que os usuários do iPhone mantenham distância da versão 97 do Chrome.
Verifique se você está seguro
Para verificar se você está protegido, navegue até Configurações > Ajuda > Sobre o Google Chrome. Se o seu navegador Chrome estiver listado como 97.0.4692.71 ou superior, você está seguro. Se a atualização ainda não estiver disponível para o seu navegador, é importante que você verifique regularmente a nova versão. E lembre-se, é fundamental que você reinicie seu navegador depois de atualizar, porque não estará protegido até que isso seja feito. Algo que muitos usuários esquecem.
Em caso de dúvidas, é aconselhado entrar no portal de Ajuda do Google.
Foto de destaque: Reprodução/Mitchell Luo.