Instagram anuncia ferramentas para recuperação de contas hackeadas

3 min de leitura

O Instagram anunciou na última quinta-feira (15) novas ferramentas e recursos para auxiliar os usuários da rede social e reforçar sua segurança. Dentre as novidades, há a aparição do selo de verificação em diversos lugares do aplicativo e um sistema de recuperação de contas hackeadas mais simplificado. A rede social anunciou que fará remoção de contas mal-intencionadas.

O selo em questão ficará visível nos recursos de Stories, no feed de publicações – segundo a Meta, em breve – e no espaço de mensagens diretas do aplicativo.

Para o formulário, há um site disponível para iniciar o processo de recuperação de conta hackeada. A partir dele, a solicitação de recuperação de conta será direcionada à equipe de suporte com a promessa de um retorno mais rápido. Além disso, o usuário terá a possibilidade de seus amigos auxiliarem no reconhecimento do perfil.

As opções disponíveis para recuperação de perfil do usuário variam entre “Minha conta foi invadida”, “Esqueci minha senha”, “Minha conta foi desativada”, “O código de login foi enviado para um número de celular ou e-mail que não tenho acesso”, “Alguém usou meu nome, fotos ou informações para criar uma conta nova” e “Outra coisa”.


Painel de solicitação de recuperação de conta do Instagram. Reprodução/Instagram


Para casos de perfis suspeitos de se passar por outra pessoa ou uma empresa, o Instagram testará um recurso de emissão de alerta. Este indicará que a conta é “suspeita de ser impostora”.

As invasões de contas do Instagram são casos recorrentes há meses na rede social. No Brasil, por exemplo, há casos de perfis que são hackeados e usados para aplicar golpes de vendas nos seguidores via stories ou mensagens diretas. Outros entram em perfis e excluem todo o histórico de publicações. Há, também, casos em que perfis falsos são criados com informações de uma empresa falsa que aplique golpes, ou a publicação de fotos de um usuário, alegando aos seguidores que é uma “conta nova”.

 

Foto Destaque: Instagram em campanha do aplicativo. Reprodução: Neil Patel/NP Digital

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile