Ao perguntar a qualquer pessoa qual o aplicativo mais popular do momento, provavelmente irá escutar a mesma resposta: o Tik Tok. Atualmente, o aplicativo de vídeos curtos se tornou o mais baixado do mundo, seguido do Instagram e do Facebook. Apesar disso, uma recente pesquisa da Statista Market Insights sugere que o Instagram irá destronar o Tik Tok até 2027.
O Instagram, que até pouco tempo atrás era a terceira rede social mais baixada do mundo, está com um crescimento acelerado e já superou seu rival Facebook, subindo para a segunda posição no ranking de aplicativos mais baixados. Entre 2019 e 2023, o aplicativo de fotos e lifestyle cresceu 53%, atingindo cerca de 1,33 bilhão de usuários. Enquanto seu concorrente mais próximo, Facebook, cresceu cerca de 36% em quatro anos, chegando a 2,72 bilhões de usuários.
Neste mesmo período, o Tik Tok cresceu cerca de 202%, atingindo 1,92 bilhão de usuários em 2023.
Instagram e Tik Tok. (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Visto isto, o relatório da Statista afirma que nos próximos quatro anos, o Instagram deverá chegar a um crescimento de 17,2%, enquanto o previsto para o Tik Tok é de 17% de crescimento. Já o Facebook terá uma decaída e deverá crescer apenas 14%.
Tal crescimento, provavelmente se dará por conta de uma desaceleração do interesse no Tik Tok. O aplicativo não tem tido mudanças significativas nos últimos anos, enquanto o Instagram segue com diversos recursos diferentes. No entanto, a previsão é que o Tik Tok inove nos próximos meses e adicione novos recursos a plataforma que talvez a mantenham no topo.
Está sendo testada, no Reino Unido, uma nova área no aplicativo, chamado Trendy Beat, que deverá ser destinada a compra de produtos. A previsão é que os produtos possam ser mencionados nos vídeos e comprados em seguida. Apesar disso, o Instagram também não fica atrás e já está providenciando um novo recurso que permite o download de reels, assim como a opção oferecida no Tik Tok.
Ambos os aplicativos possuem alguns anos para implementarem recursos e políticas, que podem mudar o percurso do mundo de entretenimento digital e confirmar se as previsões serão corretas ou não.
Foto destaque: Instagram e Tik Tok. Reprodução/Shutterstock.