Inteligência Artificial é capaz de “simular uma vida social” criando fotos

Lucas Bonimani Por Lucas Bonimani
2 min de leitura

Após o enorme sucesso do Dall – E, um programa de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais, em 2022, as ferramentas de inteligência artificial que geram imagens prometem ficar cada vez mais populares.

Um desses novos recursos, que já começa a despontar entre o público neste ano, é a ferramenta IA Midjourne, capaz de “inventar” uma vida social através da criação de imagens que sugerem que uma pessoa foi a uma festa, o que na verdade nunca aconteceu.



Tecnologia ainda falha na quantidade de dedos e dentes. (Reprodução/Twitter)


Um usuário do Twitter, Miles Zim, criou uma coleção de imagens com aparência bem realista utilizando o sistema de IA Midjourne. Além de gerar o próprio ambiente da festa, a ferramenta consegue criar imagens de pessoas sorrindo, brindando e interagindo entre si em confraternizações.

O programa cria imagens a partir de descrições textuais. Ou seja, os usuários digitam algumas palavras chave do que desejam que seja feito e a IA gera as fotos com base nessas palavras.

Embora as imagens sejam bem realistas e espontâneas, um olhar mais atento revela alguns detalhes que entregam “o fake”. Como ressalta o Daily Mail, há alguns traços importantes que aparecem desproporcionais nas pessoas geradas pela IA, especialmente o número de dentes e dedos.

Segundo o criador das imagens, a IA pode ser tendenciosa em suas criações. “Eu tive que ser específico para conseguir pessoas com aparência masculina, e mesmo assim, a variação é um desafio. Outro detalhe é que, definitivamente, o padrão da IA é de pessoas brancas”, tuitou Miles.

A IA Midjourne também é usada para criar obras de arte que parecem ter sido feitas por um designer gráfico. Porém, artistas têm acusado a Stable, Midjourney e a DeviantArt de usarem suas obras sem o consentimento para treinar a inteligência artificial de imagens.

Foto Destaque: A tecnologia e a humanidade entrando em acordo. (Reprodução/Twitter)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile