Inteligência Artificial é presente no dia a dia, mesmo que de maneira imperceptível

Rafael Casemiro Por Rafael Casemiro
3 min de leitura

A Inteligência Artificial causa, em algumas pessoas, sentimentos como medo, curiosidade e fascínio. As tecnologias de consciência implantada podem parecer uma realidade distante para algumas pessoas, mas a verdade é que a as IAs já fazem parte do dia a dia das pessoas, fazendo com que a qualidade de vida delas melhore.

Dentre as áreas em que a Inteligência Artificial mais é utilizada estão:

  1. Diagnóstico e tratamento de doenças:

O Machine Learning, consiste no uso de diversas fontes de dados para mapear e identificar complexos padrões. “Isso é importante, por exemplo, para que a medicina personalizada permita o diagnóstico precoce de doenças”, explica Mihaela van der Schaar, dirigente de um laboratório na Universidade de Cambridge.

A cientista explica que o aprendizado automatizado tem sido útil para análise de imagens, descobrir padrões, para assim, diagnosticar um câncer, por exemplo.

A tecnologia pode ser usada também antes da necessidade de um diagnóstico: “O aprendizado automático é muito bom para identificar fatores de risco”, explicou a cientista.

“A inteligência artificial pode nos ajudar a aprender não apenas com diferentes pacientes, mas com diferentes respostas a vários medicamentos. Fazer isso mentalmente é muito difícil para os médicos. Mesmo médicos muito inteligentes não conseguem integrar fontes de dados tão diversas, além de não terem nas mãos informações suficientes”.

 

  1. Rotas e nichos de mercado:

“Se você usa Waze, Google Maps ou qualquer outro aplicativo de navegação, já está usando inteligência artificial, porque todas as estatísticas e previsões para se deslocar de um lugar para outro usam essa tecnologia”, disse Daneila Raus, engenheira.

O Google se tornou a empresa que mais utiliza esta tecnologia no mundo.

Para a engenheira, a IA está ajudando não só no transporte, mas também em áreas no mercado de trabalho.

“Com inteligência artificial, podemos obter estatísticas sobre o que os clientes estão dizendo nas mídias sociais, sobre o que precisam e também sobre o que é necessário na cadeia de suprimentos”.

  1. Idiomas:

Tradutor através de imagens. (Foto: reprodução/Getty Images/BBC)


O exemplo mais claro e comum para ilustrar o uso da IA no auxílio interlínguas é o Google Tradutor. A ferramenta foi criada com conteúdo retirado da própria internet, e consegue fazer reconhecimento visual de caracteres.

No caso da tradução e geração de textos, a tecnologia analisa exemplos de textos anteriores e sua maneira de organizar as palavras, a partir daí, ela cria novos textos.

 

Foto destaque: Inteligência artificial. Reprodução/Getty Images/BBC

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile